.

Blog Em busca do Inefável
Textos, relatos, crônicas, cartas, poemas, desabafos, representações, imagens, diálogos e reflexões sobre tudo quanto possa existir originário da essência da vida. Franca expressão e manifestação de sentimentos e pensamentos íntimos. Uma tentativa de decifrar aquilo que há de mais belo na existência humana, o inefável. Ele nada mais é que incompreensível, indescritível, indizível.
“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada”. (Clarice Lispector)
.
.
Quebra de estereótipos
.....Na terceira estrofe [“Porque nem toda feiticeira é corcunda / nem toda brasileira é bunda (…)”], ela critica os estereótipos. Quem disse que toda feiticeira é feia, corcunda e má? Quem disse que toda brasileira é apenas um corpo bonito? Com estes versos afirma que há mulheres que não merecem ser julgadas . Após isso, apresenta-se como uma mulher diferente de muitas [“meu peito não é de silicone”] e defende que ser mulher não significa ser frágil. “Sou mais macho que muito homem”.
.
.
Quero ser Pagu
.....Na quinta estrofe, eu me delicio com a breve, porém muito significativa, citação de Pagu. Pseudônimo de Patrícia Rehder Galvão, jornalista e escritora brasileira. Pagu foi um símbolo da sua época. Desde jovem, tinha os pensamentos avançados para os padrões do seu tempo e, por isso, quebrava paradigmas e criava polêmica. Sofreu preconceito com o seu jeito de ser. Porém, a verdade é que foi uma das personagens mais geniais da nossa história brasileira. Envolvida também com a literatura e a arte, sua maior obra foi sua história de vida. [Conheça mais clicando aqui].
.
.
Nível elevado de existência
.....Quase ao final da música, está o meu trecho preferido. “Não sou atriz, modelo, dançarina / o meu buraco é mais em cima”. Vivemos, e não há pouco tempo, em uma sociedade em que profissões como atriz, modelo, dançarina e outras semelhantes são muito valorizadas.
.....Não me entendam mal. Não quero aqui desvalorizar essas expressões da arte. O que defendo é que há outras formas de “arte” que muito tem a nos agregar. Essa arte é o trabalho de Pagu, como já citado. Essa arte são as composições de Rita Lee, que muito nos ensinam sobre diversos assuntos (vida, amor, relacionamentos, sociedade, preconceito etc). Essa arte, muito edificante, só é possível no âmbito das ideias.
“O meu buraco é bem mais em cima”
.....Eu ficaria horas comentando cada verso desta música. Mas acredito que os leitores que conseguiram persistir bravamente até esta última linha já devam estar ansiosos para ouvir a música comentada. Então, BOM PROVEITO!
.
.
.
.
*trecho da música Pagu, de Rita Lee
.
Pagu - interpretada por Maria Rita
(letra de Rita Lee)
..
Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão
Hi! Hi!
.
Eu sou pau prá toda obra
Deus dá asas à minha cobra
Hum! Hum!
Minha força não é bruta
Não sou freira
Nem sou p...
. .
Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem
.
Ratatá! Ratatá! Ratatá!
Parapá! Parapá!
Hum! Hum!
.
Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu* indignada no palanque
Hi! Hi!
Fama de p... louca
Tudo bem!
Minha mãe
É Maria alguém**
Hi! Hi! Eh! Eh!
.
Não sou atriz
Modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem
.
Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
.
Ratatá! Ratatatá
Hiii! Ratatá
Parapá! Parapá!
*Pagu, pseudônimo da escritora e jornalista Patrícia Rehder Galvão. Desde jovem já tinha os pensamentos avançados para os padrões da sua época. Leia mais clicando aqui.
**letra original "Maria ninguém"
.
.
Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para embuscadoinefavel@hotmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!