23.10.07

Estive Pensando...

.
Sonhar é diferente de idealizar

Sonhar ≠ Idealizar ≠ Planejar


.....Fico impressionada - e triste - quando noto como algumas pessoas ainda não se deram conta da diferença entre sonhar, idealizar e planejar. Sonhar é algo necessário. É se enxergar em uma verdade inventada. É mentalizar. Dar espaço a todos aqueles desejos e vontades. Imaginar-se já participante de momentos esperados, é imaginar-se já no cargo ambicionado, é ver-se mais magro, mais belo, melhor vestido. É desejar estar em uma situação diferente, em um patamar mais elevado. Enfim, sonhar é toda aquela representação mental de nossas vontades e desejos.
.....Quando se sonha, tudo acontece conforme nossa vontade, sem imperfeições, sem empecilhos. Nos sentimos nas nuvens, porque nossos desejos estão “acontecendo” independente se do “lado de fora”, o mundo está sob uma chuva de meteoros. Porém, há a consciência de que essa plenitude toda só existe dentro de nós, dentro da nossa mente. Há a ciência de que na “verdade verdadeira”, algumas coisas seriam diferentes, pois nem tudo está no controle de nossas mãos.
.....Idealizar é um pouquinho diferente. Idealizar é julgar a nossa interpretação da realidade como verdade absoluta. É desejar que nossas vontades se realizem conforme cada detalhe pensado. Pior, é enxergar o mundo “cor-de-rosa”, é julgar uma pessoa como imaginamos que ela seja – e não pelo o que ela de fato é – e esperar que ela se comporte conforme ansiamos. Idealizar é pintar quadros na nossa mente imaginando que o mundo se transforme conforme uma pincelada ou outra. Pior nº 02, é pintar quadros nas mentes das outras pessoas. O idealizador não tem aquela consciência de que as outras pessoas não estão no controle de suas mãos. Diferente de quem planeja…
.....A pessoa que planeja é aquela que tem bem claro na mente o que quer para a sua vida, tem convicção dos seus princípios, tem maturidade de espírito. Ela sonha, pois este é o início de tudo, mas não idealiza. Ela traça um plano, desenha em sua mente um “mapa” na qual acredita ser o caminho correto para “chegar lá”, em seu objetivo. O planejador é aquele que não espera que tudo “aconteça”, mas age insistentemente para que tudo saia conforme o que tem por ideal. E, o mais importante, sabe que no meio dessa estrada encontrará muitos espinhos, pedras, enganos, que vão obrigá-lo a mudar uma coisa ou outra em seus planos, mas que, nem por isso deixará de caminhar.
.....Não sei se consegui ser clara ao expor esse meu pensamento… E nem você, leitor, precisa concordar. Afinal, foi só uma opinião, apenas mais uma tentativa de colocar em palavras aqueles sentimentos que não possuem nome próprio.

2 comentários:

Silvia Helena & Fábio Pereira disse...

É muito comum [e a juventude faz isso com uma frequência quase que sem fim] o ser humano, na ânsia de conquistar, no afã de ver seus desejos realizados, se entregar aos davaneios e, neles, se perder, sem avançar.

O ser humano [e é engraçado isso] é grande realizador porque sonha, mas pode se tornar um ser infrutífero se, acaso, não sonhar saudavelmente. Daí a importância deste texto no blog.

Colocar o pé no chão e apontar as diferenças básicas [e tão vantajosas de se saber] sobre sonhar, idealizar e planejar, lança luz sobre todos os leitores [em mim, principalmente] que tem sonhos, vontade de alcançar mais.

A Senhorita Infevável, neste texto, racionaliza, mas não desencanta. Faz a gente querer tomar cuidado sem no entanto tremer de medo paralisante, enfim, escreve o que muitas pessoas [iguais a mim - de novo!] precisam ler.

O Em Busca do Inefável mal sabe [e a Senhorita autora dele muito menos],mas este espaço online está cada vez mais se distanciando de ser um blog. Ele está sendo um grande amigo, um companheiro de verdade, para todos nós.

Beijos, Senhorita!

Anônimo disse...

Sem entrar, por ora, na inefavibilidade(existe isso?)sugerida pelo belo texto, gostaria de adentrar num tema bem mais corriqueiro como a genealogia. Assim, PERGUNTO: A Srta. possui parentes na região de Santa Rita do Passa Quatro/SP?