27.7.07

Pensamentos Soltos...

.....
.....
"Muitas vezes em minha vida eu opto por uma amizade eterna do que por algo que corre o risco de ser efêmero e acabe com a chance de uma amizade duradoura."
.....
.....

25.7.07

Estive pensando…

...

Sobre o planeta GL581c

Será ele remédio cósmico?



......
.....Há alguns meses, vimos em grande parte dos meios de comunicação – inclusive na capa da revista Veja – a descoberta do planeta GL581c. Com características semelhantes às do nosso planeta, porém, com um raio maior e uma massa cinco vezes maior, foi apelidado de “Super-Terra”.
.....Como uma boa ariana e curiosa que sou, depois de ler a intrigante matéria da revista Veja do princípio ao fim, permiti-me alguns minutos para tomar um café filosófico na companhia dos meus grandes amigos Tico e Teco. “Inacreditável!”, foi o pensamento resultante do meu primeiro gole. “Descoberto um planeta aparentemente habitável, e mais, fora do nosso sistema solar”.
.....Fiquei me perguntando já há quanto tempo não estaria a Super-Terra ali, escondidinha, resolvendo aparecer somente agora, quando de fato quis se revelar. Ou ela já havia surgido quando nós, seres humanos, decidimos desvendar esse mistério que é o universo e só faltou um olhar mais atento ou uma lente mais grossa para notá-la? Ou será que ela só chegou ao nosso conhecimento, meros mortais e não astrônomos da França, Portugal e Suíça que vivem com a cabeça – quase literalmente – na Lua, por causa do aquecimento global? Sim, o aquecimento global também é uma possibilidade uma vez que se tornou o vilão do momento e é culpado pelo derretimento da casinha dos pingüins, o desaparecimento das abelhas nos Estados Unidos e parte da Europa, e tem servido de desculpa até pelos altos índices de abortos e assaltos no Brasil, e que nos faz sair à caça de uma nova moradia.
.....A questão é que desde o início de sua existência, o homem olha com fascinação e curiosidade para o céu. Mesmo a 194 trilhões de km do nosso planeta, a Super-Terra cria em nós o desejo de descobrir se sua superfície é rochosa, como a da Terra, ou coberta por oceanos, possibilitando ou não a permanência de vida humana. Mesmo que, para isso, fosse necessário, através do foguete mais veloz já projetado até hoje, 400 mil anos para chegar lá!
.....Ainda não satisfeito, o astrônomo e um dos descobridores do GL581c, Michel Mayor, em entrevista ao site G1, diz que “acharemos gêmeo <idêntico> da Terra”. Meu Tico questionou: “para quê desbravar novos mundos se nem sequer desbravamos este ainda?” Teco concordou: “O que faremos se este gêmeo de fato existir? Seguiremos a sugestão de alguns que andam dizendo por aí para construirmos uma ‘nave de Noé’ e migrarmos – quase – todos para a nova Jerusalém?”.
.....O café, na grande xícara americana, já havia esfriado quando cheguei à conclusão que a humanidade não pode agir como um casal que faz viagens cada vez mais longínquas em busca de solucionar o problema conjugal, sem notar que o problema vai junto. Está na hora de acordar. Antes da GL581c, outros 200 planetas fora do sistema solar já haviam sido descobertos. E a vida continua.
.....Enquanto alguns pensam que a solução para todos os nossos males encontra-se entre as estrelas, prefiro ater-me a simples imagem romântica que a Lua Cheia representa aos jovens apaixonados e sonhadores, e continuar com os olhos atentos por onde piso, pois, é aqui que tenho de ser responsável e buscar reverter os problemas causados, não pela própria Terra ou pela natureza, mas por nós, seres dominantes. Afinal, há ou não solução para este mundo e esta vida?

Cena Intrigante

...
...
.....Durante um passeio, em um domingo de sol, pelas belezas do Parque da Água Branca, na Barra-Funda, minhas irmãs e eu notamos uma imagem intrigante.

.....Observe, leitor, com calma e detalhadamente a seguinte foto:


.....Agora, tente encontrar um corpo – isso mesmo, um corpo – pendurado no tronco desta árvore. Para ajudar, uma aproximação:


.....Acho que de mais pertinho fica mais fácil de enxergar. Observem atentamente.




.....Notaram? Intrigante, não?!

.....Para quem ainda não conseguiu encontrar o corpo no tronco desta árvore, observem a foto seguinte:



.....Essa é uma daquelas cenas que simplesmente não conseguimos explicar.

Liberdade

...
...
...


O que é ser livre?
Houaiss: “É ser senhor de si e de suas ações, dotado de poder de escolha”.

Ser livre é poder escolher entre ler um livro ou assistir à televisão.
É poder escolher qual livro vou ler.
É poder escolher assistir algum programa de televisão, de qualidade, instrutivo. E quando eu de fato estou com vontade de assistir à televisão.
É poder escolher qual estação de rádio deixarei programada no meu celular.
É poder escolher ouvir Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim, Tim Maia e Cazuza, mesmo que esses não toquem tanto nas rádios quanto artistas mais populares.
É poder, também, ouvir a artistas populares, porque esses sons também são divertidos.
É poder escolher ouvir Nelly Furtado, Christina Aguilera, U2 e Beatles.
É poder refletir nas palavras de Jesus Cristo e do Rei Salomão, sem deixar de ouvir as palavras de Buda e de Bono Vox.
É poder escolher correr em dia de chuva ao invés de se encolher debaixo de um toldo de algum supermercado…
É poder escolher beijar debaixo d’água ao invés de beijar do jeito convencional.
É poder escolher votar naquele candidato na qual realmente acreditamos ser o melhor, e não naquele que fez a melhor propaganda durante as eleições…
É poder escolher entre um nome ou outro para dar ao seu filho.
É poder escolher com quem se confessar, porque os seus segredos e suas questões pessoais não são para qualquer um.
É poder sentir-se confortável na empresa na qual trabalha. É identificar-se com a filosofia e estar satisfeito em estar cumprindo tais missões.
É poder escolher entre o silêncio e escrever ouvindo música…
É poder gargalhar espontaneamente.
É poder agir de maneira boba na frente daquele garoto especial.
É poder escolher rir com o atraso do trem…
É poder escolher entre usar tênis ou salto alto.
É poder escolher entre chorar ou sorrir.
Ser livre é simples, é isso
.