7.1.10

Mensagem aos inefáveis

.
FELIZ 2010!
.
.

É assim que o blog EM BUSCA DO INEFÁVEL inicia o ano: desejando tudo o que há de melhor para o seus leitores!
.
Nesta primeira edição de 2010, vocês encontrarão uma interpretação (pessoal, enfatizo) sobre a música Pagu, escrita pela Rita Lee e interpretado, na seção Intrigante Sinfonia, pela cantora Maria Rita.
.
Logo após, o leitor poderá conhecer um pouco sobre a vida do lindo bebê João Victor, filho da minha colega de trabalho Fabiana Faria. Essa jovem jornalista criou o blog DEPOIS QUE EU DESCOBRI. Nele, ela registra a história do seu príncipe e os desafios de ser mãe pela primeira vez!
.
Leiam, comentem, amem ou odeiem!
.
Aqui, o leitor fica à vontade!
.
E não percam os posts da próxima semana. Além de sortear um par de ingressos para o Cinemark, o blog EM BUSCA DO INEFÁVEL divulgará um evento muito especial para o qual, desde já, todos os leitores estão convidados!
.
Lembrem-se: o blog e a Senhorita Inefável sempre poderão ter os seus passos seguidos pelo Twitter, anotem aí:
.
.
Como sempre, APROVEITEM!
.

Estive pensando...

.
Não sou atriz, modelo, dançarina
O meu buraco é mais em cima*
.
.
.....Música genialmente escrita por Rita Lee, brilhantemente interpretada por Maria Rita. Pagu é uma das minhas músicas preferidas. Admiro a sonoridade, mas é a letra que me fascina. Aprecio a forma como Rita Lee conseguiu abordar temas sérios apenas com analogias, sem citá-los diretamente.
.....Vou comentar alguns trechos. Se preferir, conheça a música indo direto para a seção Intrigante Sinfonia (clicando aqui) e depois volte para cá.
.
.
Intolerância pelo diferente
.....Logo no início da letra, na minha interpretação, quando a autora diz que “mexe e remexe na inquisição”, afirma que brinca com os padrões impostos pela sociedade. São pessoas como ela que, quebrando normas, fazem com que a inquisição continue funcionando. No verso “Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão”, acredito que há uma referência à dor que é ser acusada por alguma característica ou atitude própria que não está necessariamente errada, porém, não corresponde ao que determinada sociedade espera: que todos sigam um padrão, que todos sejam iguais.

.
.
Quebra de estereótipos
.....Na terceira estrofe [“Porque nem toda feiticeira é corcunda / nem toda brasileira é bunda (…)”], ela critica os estereótipos. Quem disse que toda feiticeira é feia, corcunda e má? Quem disse que toda brasileira é apenas um corpo bonito? Com estes versos afirma que há mulheres que não merecem ser julgadas . Após isso, apresenta-se como uma mulher diferente de muitas [“meu peito não é de silicone”] e defende que ser mulher não significa ser frágil. “Sou mais macho que muito homem”.
.

.
Quero ser Pagu
.....Na quinta estrofe, eu me delicio com a breve, porém muito significativa, citação de Pagu. Pseudônimo de Patrícia Rehder Galvão, jornalista e escritora brasileira. Pagu foi um símbolo da sua época. Desde jovem, tinha os pensamentos avançados para os padrões do seu tempo e, por isso, quebrava paradigmas e criava polêmica. Sofreu preconceito com o seu jeito de ser. Porém, a verdade é que foi uma das personagens mais geniais da nossa história brasileira. Envolvida também com a literatura e a arte, sua maior obra foi sua história de vida. [Conheça mais clicando aqui].
.

.
Nível elevado de existência
.....Quase ao final da música, está o meu trecho preferido. “Não sou atriz, modelo, dançarina / o meu buraco é mais em cima”. Vivemos, e não há pouco tempo, em uma sociedade em que profissões como atriz, modelo, dançarina e outras semelhantes são muito valorizadas.
.....Não me entendam mal. Não quero aqui desvalorizar essas expressões da arte. O que defendo é que há outras formas de “arte” que muito tem a nos agregar. Essa arte é o trabalho de Pagu, como já citado. Essa arte são as composições de Rita Lee, que muito nos ensinam sobre diversos assuntos (vida, amor, relacionamentos, sociedade, preconceito etc). Essa arte, muito edificante, só é possível no âmbito das ideias.


“O meu buraco é bem mais em cima”
.....Eu ficaria horas comentando cada verso desta música. Mas acredito que os leitores que conseguiram persistir bravamente até esta última linha já devam estar ansiosos para ouvir a música comentada. Então, BOM PROVEITO!
.
.
.

.


*trecho da música Pagu, de Rita Lee

'Grafite Rita Lee em muro da Urca' (Henrique Padke)
Patinhos (
Fabiano Santiago)
Camiseta Esterótipos (Blog Estereótipo)
'Amo Livros', por Ana Magda.

Perspectiva

.
Antes...Durante...
Depois!
João Victor - não - tomando suco de Kiwi.

Mais fotos em: http://depoisqueeudescobri.wordpress.com/

Pensamentos Soltos...

.
.
"Tudo certo, como dois e dois são cinco".
.
(Caetano Veloso)
.
.

Indicação

[Seção Variedades]
.
.
...Citei, brevemente, uma jornalista (a Pagu) na seção Estive Pensando... . Aqui, citarei a - também jornalista - Fabiana Faria. Porém, não falarei sobre suas atividades profissionais e suas matérias publicadas no site da revista GLOSS, da Editora Abril.
.
...Indico um de seus projetos pessoais (que não deixa de prestar um serviço de forma jornalística).
.

...Fabiana criou o blog DEPOIS QUE EU DESCOBRI. Nele, ela descreve a sua rotina como mamãe, desde o momento em que descobriu que estava grávida.
.
...Os assuntos são diversos: alimentação, berçário, roupas, saúde, vacinas, depressão pós-parto... Eu já indiquei o blog da Fabiana Faria para três amigas minhas que estão grávidas. Atualmente, eu o leio para acompanhar o registro da história do seu filho, o príncipe João Victor (foto). Daqui alguns anos, continuarei lendo para melhor cuidar dos meus babies.
.
...Afinal, como a roupa fashion do João Victor diz (foto), filhos não vem com manual de instrução. Mas aprender com quem já passou pela experiência é essencial, não acham?
.
.
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com/

Intrigante Sinfonia

.

Pagu - interpretada por Maria Rita

(letra de Rita Lee)

.



.
Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão
Hi! Hi!
.
Eu sou pau prá toda obra
Deus dá asas à minha cobra
Hum! Hum!
Minha força não é bruta
Não sou freira
Nem sou p...
. .

Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem
.
Ratatá! Ratatá! Ratatá!
Parapá! Parapá!
Hum! Hum!
.
Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu* indignada no palanque
Hi! Hi!
Fama de p... louca
Tudo bem!
Minha mãe
É Maria alguém**
Hi! Hi! Eh! Eh!
.
Não sou atriz
Modelo, dançarina
Meu buraco é mais em cima
Porque nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Eu sou mais macho
Que muito homem
.
Nem toda feiticeira é corcunda
Nem toda brasileira é bunda
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho
Que muito homem
.

Ratatá! Ratatatá
Hiii! Ratatá
Parapá! Parapá!

.
.

*Pagu, pseudônimo da escritora e jornalista Patrícia Rehder Galvão. Desde jovem já tinha os pensamentos avançados para os padrões da sua época. Leia mais clicando aqui.

**letra original "Maria ninguém"

.

.

Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para embuscadoinefavel@hotmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!

Mais inefáveis

.
Se você quiser ler publicações anteriores, é só clicar abaixo em "Postagens mais antigas".
.