29.10.07

Estive pensando...

.
…Sobre o Silenzio
.

.....O ser humano se tornou “surdo” para si mesmo. Com a correria da Era moderna, já não há tempo de silenciar e ouvir o coração. Vivemos em apartamentos, lugares apertados, casa cheia, com o barulho do trânsito na janela. Trabalhamos em grandes empresas, nas quais a trilha sonora dos dias é o som do digitar no teclado dos computadores.
.....São tantos os motivos que tornaram as pessoas modernas apáticas, que eu poderia ficar até amanhã elaborando uma lista… Mas o que nos basta saber é que há essa apatia. Há muito tempo que não se sente um amor genuíno, há muito não se sente a brisa de encontro ao rosto, há muito não há a sensibilidade para contemplar uma pela vista, o pôr-do-sol, o riso de uma criança…
.....As pessoas têm buscado as respostas para seus questionamentos do “lado de fora”. Não se “ouvem”. Empurram o mal-estar para bem no fundo de suas almas, imaginando que não dando atenção a elas é que se resolve o incômodo. Errado.
.....É preciso um momento de silêncio. É preciso uma pausa. É preciso o mínimo de meditação, reflexão. É preciso pensar, pensar e pensar, para que se possa formar uma opinião. É preciso, não só formar uma opinião, como também discernir o que se sente a respeito dela.
.....É preciso sentir. Há um equívoco no achar que princípios de vida, escolha de crenças e tomada de decisões são baseadas na racionalidade, apenas na intelectualidade. O ser humano é essencialmente sensitivo e emocional.
.....É preciso se dar um tempo para pensar e sentir. Abrir e fechar ciclos. É impossível seguir em frente, dar um passo para a próxima fase de forma saudável, sem antes ter resolvido e fechado o ciclo anterior.
.....É… eu sei… não é fácil. É difícil voltar à essência. É difícil tanto quanto manter todo aspecto que transgride o que é ensinado nessa Era em que vivemos.

.

Pensamentos Soltos...

.
"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada".
.
(ClariceLispector)
.
***
.
"O deserto é belo porque em algum lugar ele esconde uma fonte".

(Pequeno Príncipe, citado por Rubem Alves em sua coluna Conversando com o Sábio na revista Bons Fluídos, edição de Novembro/2007)
.

Perspectiva

.


Parque do Ibirapuera, 27.10.2007

O Seu Olhar - Ceumar

.



O seu olhar lá fora,

O seu olhar no céu,

O seu olhar demora,

O seu olhar no meu,

O seu olhar, seu olhar melhora

Melhora o meu.

Onde a brasa mora e devora o breu

Como a chuva molha o que se escondeu.

O seu olhar, seu olhar melhora, melhora o meu.

O seu olhar agora, o seu olhar nasceu, o seu olhar me olha, o seu olhar é seu.

O seu olhar, seu olhar melhora, melhora o meu...

.

Uma reflexão para...

.
…conhecer um pouco sobre a Gloss
.
.
.
.....Certo dia, meu namorado comentou sobre uma estagiária que trabalha na mesma emissora de TV que ele. Ela folheava a revista Gloss e ele quis saber qual era a opinião dela a respeito deste lançamento da Editora Abril. Muitos foram os seus comentários e críticas. Pensei que a troca de e-mails com o meu namorado sobre este assunto renderia uma análise sobre este veículo.
.....A jovem disse que um ponto negativo da revista seriam as muitas propagandas e anúncios. Penso que para os leitores, isso acaba criando uma falsa impressão de que há mais “comercial” do que matéria, conteúdo… Mas observando pelo outro lado, a equipe comercial da Gloss realizou uma façanha! É raro ver tantos anunciantes apostando assim, de cara, em uma revista que ainda estava para ser lançada, não é mesmo?
.....Ela frisou, ainda, que a revista aborda futilidades, como moda e beleza. Como bem colocado pelo meu namorado, esses temas não são futilidades, apenas não são de primeira necessidade. Penso que o erro está no extremo, no excesso. Excesso de preocupação com a aparência, compulsão por comprar e usar toda e qualquer peça que a “fulaninha” da passarela está usando (muitas vezes, quando nem se tem condições financeiras para tanto!). Não acho legal quando a pessoa deixa de se preocupar com outras áreas da vida para se dedicar apenas a essa.
.....Tem de haver um equilíbrio, uma harmonia. É preciso se atentar a todas as questões da vida, inclusive a aparência. Já não falo sobre “moda”, pois ninguém é obrigado a seguí-la, mesmo porque o que é “bonito” é muito relativo… E esse belo tão relativo é agradável aos olhos, como é agradável um quadro de Monet ou um pôr-do-sol caprichado… Mas esse exagero que vemos por aí é desnecessário…
.....O que há de ser analisado é que a revista foi criada para um público feminino de 18 a 28 anos, e que as jovens de hoje em dia (não todas, mas a maioria) se atentam mais a esses assuntos mesmo… Na minha muitíssima humilde opinião, a revista é uma representação dessa geração. E ainda está errado resumi-la apenas a isto. Ela também publicou matérias sobre carreira, dinheiro, música, atividades culturais… Tem uma reportagem, até, que ensina como multiplicar ou triplicar o seu dinheiro investindo na bolsa de valores, com apenas 100 reais por mês! Interessante, não?
.....Para fechar, a jovem estagiária comentou que a única coisa que ela gostou na revista foram as fotos do ator Gael. Convenhamos, ele é um rapaz feio (e claro que o conceito de “feio” também é muito relativo) e mulherengo! Além de não ser um ator que impressione. É bom ator, claro, mas não merece tanta atenção quanto muitos outros por aí. Gael está em destaque, porque o filme na qual ele protagoniza (O Passado), está sendo muito bem divulgado e, um pouco, elogiado.
.
.
.
(Observação do meu namorado: a moça não larga a revista pra nada, vai comprar novamente o mês que vem. No fundo, vai se tornar leitora mesmo…).