26.2.10

A arte de aprender com os mestres

.
Recado aos leitores inefáveis:
.
.
Há muito tempo que não atualizo o blog EM BUSCA DO INEFÁVEL. Explico.
Fui selecionada para participar do Curso Abril de Jornalismo. Este treinamento começou no dia 27 de janeiro e acaba na próxima quarta-feira, dia 03 de março.
Estas seis semanas têm sido recheadas de palestras com jornalistas renomados, elaboração de projetos e atividades intensas, ocupando, em média, 12 horas do meu dia. Com isso, não tive disponibilidade de produzir conteúdo para o INEFÁVEL.
Passo por aqui, neste momento, somente para compartilhar um texto breve que produzi para a comunidade dos alunos do Curso Abril de Jornalismo no Ning. É uma dica de leitura.
.
Espero que gostem!
.
.
***
.

A arte de aprender com os mestres
.
.....Bancas e livrarias são, para mim, como lojas de doces. Entro e sinto-me como uma criança na tentação de agarrar todas as oportunidades coloridas que encontro ao meu alcance.
.....Há algum tempo, fui ao Super News, livraria e banca que fica dentro do terminal Barra Funda, em São Paulo. Eu estava acompanhada de meu noivo que, igual a mim, é frequentador assíduo desses locais. Combinamos que, na ocasião, compraríamos apenas um livro para cada. Saímos com três - cada um! Fomos impulsionados pela força da irresistível busca pelo infinito conhecimento.
.....Dentre essas seis publicações, estava o livro A Arte de Editar Revistas, da Fatima Ali. Nele, a autora conta momentos da sua trajetória como jornalista e editora de revistas, passando por diversos títulos da Editora Abril.
.....Para quem se interessa pelo assunto e se encantou com as palestras do Sr. Thomaz Souto Correa ao longo desta semana, a leitura desse verdadeiro guia é indispensável.
.....Fatima Ali comenta capas, tipografia, visão editorial, fotografia, exemplo de custos, dentre muitos outros elementos que compõem uma revista de sucesso. Porém, o que mais chama a atenção na obra é a paixão que ela emana ao transmitir um pouco do seu conhecimento acumulado ao longo de tantos anos. Essa paixão por revistas faz com que Fatima consiga transcrever exatamente o que todos nós sentimos quando estamos com algum desses veículos nas mãos. Vou citar alguns trechos:
.

"- a revista é portátil, fácil de usar e oferece grande quantidade de informações;
- entra na nossa casa, amplia nosso conhecimento, nos ajuda a refletir sobre nós mesmos;
- encadernada ou com grampos, é feita para durar;
- tem cores brilhantes, fotos atraentes, chamadas intrigantes, enfim, é bonita!
- possui identidade própria e o leitor se acostuma com o jeito ‘revista’ de ser;
- seus artigos, reportagens e entrevistas informam, instruem e divertem;
- estabelece uma relação com o leitor. A revista é como uma pessoa, um companheiro que está lá para levar-lhe informação e ajuda;
- proporciona experiências emocionais, prazerosas e estéticas. Distrai e faz sonhar!”
.
.....O livro A Arte de Editar Revistas é da Companhia Editora Nacional, possui 400 páginas e vale muito mais do que os 72 reais impressos na etiqueta da loja.
.....E mais: é uma ótima companhia ao lado do livro A História das Revistas no Brasil, publicado pela Editora Abril.

.