24.12.09

NATAL:

.
O efêmero e o edificante
Escolha o seu
.
.

Versão santa
.
.....O dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o nascimento de Jesus Cristo.
.....Jesus, filho de Deus. Enviado à Terra para salvar os humanos do pecado e da condenação eterna. Essa salvação, segundo Jesus, é possível alcançar através da obediência aos ensinamentos contidos no evangelho.
.....Há quem acredite. Há quem desconfie.
.....Um aspecto é impossível de se negar: este Homem, que enfrentou bravamente a crucificação, foi um marco na história do mundo (a.C. e d.C.). Muito bem fez às pessoas de sua época. Muito ainda faz através de suas parábolas e proezas registradas na Bíblia (sim, a Bíblia é também um registro histórico).
.....Jesus ensinou a buscar a verdadeira sabedoria. Desejava apenas a essência da vida. Ensinou a boa conduta. Dedicou-se à retidão. Pregou o respeito aos próximos e semelhantes.
.....Seu exemplo de integridade e humanismo é um grande presente.
.

.
Versão rechonchuda
.
.....Papai Noel é o preferido nas lembranças natalinas. Também tem a sua história. Atualmente, é o símbolo do Natal. Veste roupas vermelhas, brancas e pretas.
.....Cores que me fazem lembrar dos comerciais natalinos da Coca-Cola (bebida viciante, porém, nem um pouco mais gostosa do que o bom e tradicional suco de laranja).
.....Noel também é famoso pelos seus presentes às crianças comportadas (eu nunca recebi um dele. Injustiça!).
.....Incentiva, assim, a troca de presentes entre familiares, colegas de trabalhos e amigos. Incentiva a troca de inúmeros presentes grandes demais, pequenos demais, feios demais, que nunca usaremos, que nunca ouviremos, que nunca leremos. Incentiva o consumismo.
.....Claro, a ideia é fazer da troca de presentes demonstração da consideração, do respeito e afeto pelos próximos.
.

.
“Espírito” Natalino
.

.....Nesta época do ano, as pessoas estão mais sensíveis. São mais solidárias. Tornam-se mais afetivas. No Natal, prega-se o comportamento ideal. Prometem-se mudanças e melhoras.
.....Essa emoção permanece apenas até a próxima festa: Reveillon, a virada do ano. Data em que todos esses desejos se invertem. Os pedidos passam a ser para o benefício próprio. Deseja-se um emprego melhor, um carro maior, um celular que faça ligações intergalácticas…
.

.
O que nos resta
.
.....Confraternizações com os amigos e familiares. É o que mais gosto nas festas de final de ano. O tempo que não foi possível ao longo do ano é compensado nesta data com afeto, abraços, sorriso, conversas postas em dia.
.....Um singelo amigo-secreto é organizado. Todos presenteiam com apenas um presente. E recebem apenas um também. A mesa é farta. A extravagância é permitida. Fotos são tiradas e nunca reveladas. Momentos são vividos. Lembranças são criadas para nunca mais serem esquecidas.
.....Essa harmonia, esse sentimento de unidade, é desejado para o ano todo que chega.
.

.
.
.....O EM BUSCA DO INEFÁVEL deseja que essa procura se torne possível para todos. Nunca se ouviu caso de pessoas que, em seu leito de morte, arrependeram-se de “não ter comprado um Mercedes”. A vida não é feita apenas pelas conquistas. É também - e principalmente - formada pelas pessoas com quem compartilhamos essas conquistas.
.

.
Esqueça os objetos e priorize as pessoas.
.

.
E tenha um NATAL INEFÁVEL.
.
Imagem: A Magia do Natal, por Omar Junior, em seu álbum no Flickr.