24.12.09

NATAL:

.
O efêmero e o edificante
Escolha o seu
.
.

Versão santa
.
.....O dia 25 de dezembro foi escolhido para comemorar o nascimento de Jesus Cristo.
.....Jesus, filho de Deus. Enviado à Terra para salvar os humanos do pecado e da condenação eterna. Essa salvação, segundo Jesus, é possível alcançar através da obediência aos ensinamentos contidos no evangelho.
.....Há quem acredite. Há quem desconfie.
.....Um aspecto é impossível de se negar: este Homem, que enfrentou bravamente a crucificação, foi um marco na história do mundo (a.C. e d.C.). Muito bem fez às pessoas de sua época. Muito ainda faz através de suas parábolas e proezas registradas na Bíblia (sim, a Bíblia é também um registro histórico).
.....Jesus ensinou a buscar a verdadeira sabedoria. Desejava apenas a essência da vida. Ensinou a boa conduta. Dedicou-se à retidão. Pregou o respeito aos próximos e semelhantes.
.....Seu exemplo de integridade e humanismo é um grande presente.
.

.
Versão rechonchuda
.
.....Papai Noel é o preferido nas lembranças natalinas. Também tem a sua história. Atualmente, é o símbolo do Natal. Veste roupas vermelhas, brancas e pretas.
.....Cores que me fazem lembrar dos comerciais natalinos da Coca-Cola (bebida viciante, porém, nem um pouco mais gostosa do que o bom e tradicional suco de laranja).
.....Noel também é famoso pelos seus presentes às crianças comportadas (eu nunca recebi um dele. Injustiça!).
.....Incentiva, assim, a troca de presentes entre familiares, colegas de trabalhos e amigos. Incentiva a troca de inúmeros presentes grandes demais, pequenos demais, feios demais, que nunca usaremos, que nunca ouviremos, que nunca leremos. Incentiva o consumismo.
.....Claro, a ideia é fazer da troca de presentes demonstração da consideração, do respeito e afeto pelos próximos.
.

.
“Espírito” Natalino
.

.....Nesta época do ano, as pessoas estão mais sensíveis. São mais solidárias. Tornam-se mais afetivas. No Natal, prega-se o comportamento ideal. Prometem-se mudanças e melhoras.
.....Essa emoção permanece apenas até a próxima festa: Reveillon, a virada do ano. Data em que todos esses desejos se invertem. Os pedidos passam a ser para o benefício próprio. Deseja-se um emprego melhor, um carro maior, um celular que faça ligações intergalácticas…
.

.
O que nos resta
.
.....Confraternizações com os amigos e familiares. É o que mais gosto nas festas de final de ano. O tempo que não foi possível ao longo do ano é compensado nesta data com afeto, abraços, sorriso, conversas postas em dia.
.....Um singelo amigo-secreto é organizado. Todos presenteiam com apenas um presente. E recebem apenas um também. A mesa é farta. A extravagância é permitida. Fotos são tiradas e nunca reveladas. Momentos são vividos. Lembranças são criadas para nunca mais serem esquecidas.
.....Essa harmonia, esse sentimento de unidade, é desejado para o ano todo que chega.
.

.
.
.....O EM BUSCA DO INEFÁVEL deseja que essa procura se torne possível para todos. Nunca se ouviu caso de pessoas que, em seu leito de morte, arrependeram-se de “não ter comprado um Mercedes”. A vida não é feita apenas pelas conquistas. É também - e principalmente - formada pelas pessoas com quem compartilhamos essas conquistas.
.

.
Esqueça os objetos e priorize as pessoas.
.

.
E tenha um NATAL INEFÁVEL.
.
Imagem: A Magia do Natal, por Omar Junior, em seu álbum no Flickr.

6 comentários:

Fabi disse...

Tem gente que considera isso triste, mas eu não gosto do natal, não... Não tenho boas lembranças de infância, nunca fui educada para comemorar a data como o nascimento de Jesus... Tentei ver as coisas por outro ângulo agora com o João, mas meu espírito natalino parece que não foi aceso, não! De qualquer maneira, um feliz natal!

Beijos
Fabi
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com

Fábio Pereira disse...

Vi o comentário anterior ao meu, assinado por uma leitora que se denomina Fabi.

Achei a mensagem muito interessante, pois me identifiquei com ela.

Já faz alguns anos que eu tenho achado os natais tristes. Não sei explicar exatamente o porquê.

Tudo tem sido igual: presentes, família, ceia. Era assim no tempo em que me alegrava com a data.

Acho que o que mudou fui eu.

Quero mais do Natal. Quero outro tipo de Natal.

Só não sei exatamente como quero. Só sei que preciso de algo diferente, único, sem igual.

Nesta última data natalina, me senti muito mais feliz por conta da presença da Srta. IneFFável. Foi, sem dúvida, meu melhor Natal. Inesquecível.

É o começo, penso eu, da mudança natalina que almejo tanto.

Tenho uma hipótese o que falta no meu Natal:

A plenitude virá com nossos filhotes (que vão demorar um pouco para chegar, mas vão estar presentes um dia).

Acho que é isso que falta: a presença não apenas da família da qual eu faço parte, mas a existência da família que eu quero construir.

Coisa louca essa, não é? Eu amo fazer parte desta família, mas sou incompleto por ainda não ter formado o "meu núcleo". Ou melhor: "nosso núcleo" (meu e da Sra. IneFFável).

Depois que formos um só com nossos pequerruchos, acho que a felicidade estará completa.

Por enquanto, a presença ineFFável da autora deste blog é indispensável, vital. Tem sido a razão maior do meu contentamento natalino.

Unknown disse...

A cada ano que passa a celebração do Natal tem se tornado uma data "comum" e não deveria ser.
O Natal não é nem de longe um dia para entregarmos e recebermos presentes, mas um dia para refletirmos sobre a vida, sobre o que Jesus fez e faz por nós, sobre nossa vida e intimidade com Deus.
Infelizmente, as pessoas não querem introspecção, ao contrário,querem badalações, bebidas, comilanças, festas vazias, pouco perdoam, pouco demonstram afeto, pouco se sensibilizam, só compram, compram e compram, pensam que presentes podem comprar um abraço, ou um gesto simples de carinho... uma pena, mas é bíblico, com o passar do tempo Jesus falou: " o amor de muitos esfriariam." e Ele como sempre, tinha razão...

Anônimo disse...

O Natal é uma data Linda, mesmo com aqueles que consideram a apenas mais um dia de presentes e falsas promessas!
Eu sou fã do Natal, do aniversário de um Grande Homem, de agradecer mais um ano vivido e começar a desejar que o próximo seja produtivo e pacifico.

Mas infelizmente a cada ano o Natal e seu espirito parecem estar menos presentes na vida das pessoas, me lembro como o Natal era aguardado por todos quando eu era criança, toda a familia reunida, rindo, comemorando, agradecendo e presenteando!

Eu vejo os presentes como uma forma de dizer a alguém o quanto ela é importante, e ter o prsente como um agradecimento. Uma forma diferente de dizer "você é importante e quero que permaneça na minha vida, eis o meu agradecimento".

Espero que tena tido um ótimo natal e que o espirito de paz e a vontade de fazer o bem viva além desta data no seu coração!

Feliz Ano Novo Fábia!
Muitas realizações pra você em 2010, que seus esforços rendam muitos frutos!

Beijos!
( www.oqueaconteceuhoje.wordpress.com )

Julia disse...

Acho que independentemente de ser uma data comercial ou não, se o Natal proporciona qualquer tipo de sentimento bom em um ser humano, é válido! Mesmo que seja por alguns dias, até o egocentrismo usual voltar. Por alguns dias, as pessoas pensaram no bem. E se elas puderam pensar no bem por alguns momentos, significa que podem, quem sabe, mudar tanta coisa torta nesse mundo.

Beijo!

Anônimo disse...

Eu sempre fico mais pobre no natal. É presente pra pai, mae, irmao, namorada, amigo, etc... Natal nada mais é que uma bela jogada, para gastarmos nosso tão suado 13º salario ^^