27.9.09

Estive pensando...

.
.
Plágio?! Não! Padrão...
[Um desabafo e nada mais]
.
.
.
.
.
.....Esses dias recebi um e-mail inesperado. Era um boletim informativo de um blog recém criado por uma pessoa conhecida. Neste boletim, a pessoa informava as recentes atualizações, assim como muitas pessoas criadoras e mantenedoras de blogs – incluindo eu - enviam. Tudo normal. Porém, algo me intrigou: o formato deste informativo. A estrutura e a formatação do texto eram extremamente semelhantes ao informativo que eu criei para o meu blog e que envio aos meus contatos há bons três anos.
.....Embora a semelhança fosse muito próxima (localização de títulos, áreas específicas em negrito etc), não me permiti pensar que fosse maldade da pessoa copiar o meu estilo. (Sim, o meu estilo, pois fui eu que elaborei informativo de tal forma). Até mesmo porque o objetivo do blog desta pessoa em questão é bem diferente do meu. Preferi pensar que a pessoa tivesse sido ingênua imaginando que tal estilo e formatação fosse um padrão. “A pessoa deve pensar que todos os blogueiros enviam informativos de atualizações neste formato”, cogitei.
.....Dias se passaram e eu já havia esquecido o assunto quando, para surpresa minha, ao acessar novamente o blog desta pessoa, encontro mais características semelhantes às particularidades do Em busca do Inefável. Os leitores que me acompanham nessa constante busca, puderam notar uma recente reformulação nas seções e na disposição dos itens ao longo da minha página (não tããão recente. Aproximadamente três meses).
.....E não é que este “ser criativo” fez o mesmo? Nem se deu ao trabalho de mudar os títulos de seções. A disposição e posição dos itens na página também são as mesmas. Além de cores, fontes, estilo e alguns outros detalhes que nem valem a menção. Depois disso, caros leitores, me peguei rindo. Sim, rindo. Porque é bem possível que a pessoa ainda pense que está seguindo um padrão. E mesmo que esteja copiando ideias alheias de forma consciente, ela não está errada, pois ainda é melhor copiar algo bom do que inventar algo ruim.
.....Ainda um fato precisa ser dito: a pessoa copiou o formato, mas nem chegou perto do conteúdo. Os seus boletins e as descrições de cada seção do blog reinam na superficialidade e gratuidade. Sim, são gratuitas todas aquelas palavras, não possuem um por que, muito menos uma essência de ser. Sem contar os erros primários de concordância e erros básicos de digitação encontrados em seus escritos.
.....Minha decisão foi a seguinte: essa pessoa pode copiar o quanto quiser, de mim e de todos, se esta for a melhor maneira que encontrou de executar o seu trabalho. Eu simplesmente não acessarei mais aquela página. Simples assim.
.....E fica um “porém”: copiar é uma decisão e, se continuar assim, essa pessoa nunca se permitirá conhecer e expor sua própria originalidade. Será uma cópia de fragmentos de outras pessoas pelo resto da vida e, por isso, prisioneira em uma eterna batalha pelo destaque e reconhecimento. Bem feito.
.
.
Para os meus inefáveis leitores, dois recados:
.
1) Inspiração é diferente de cópia. Ter boas referências é salutar e edificante.
.
2) Incrementei o nome “Descrição das seções” com algo que apenas este blog possui: o inefável. E para os que ficam antenados nos meus boletins informativos, aguardem. Novidades estão chegando.

.
.
.
(imagem Todos iguais todos diferentes, por Fpinho, em seu álbum no Flickr).

História: como você conta a sua?

(Perspectiva)
.

.
[com som]
.
.

.

.....Kseniya Simonova nasceu na Ucrânia, tem 24 anos e cria animações na areia. Ganhou a finalíssima da edição de 2009 do programa Ukraine's Got Talent retratando a vida no país durante a Grande Guerra Patriota contra os alemães na Segunda Guerra Mundial, em 1945.
.

Pensamentos Soltos...

.
.
"A vida é transbordante do novo.
Mas é necessário esvaziar o velho para dar espaço à entrada do novo".
..
.
(Eillen Candy, escritora argentina)
.
.

Intrigante Sinfonia...

.
.
.
.Sem você - Rosa de Saron*
.
.
.


.
..
Minha vida, minha história...
Só fez sentido quando te conheci
Seus olhos, sua face, me levam além do que pensei
Se, às vezes, me escondo, em você me acho
Nem dá pra disfarçar
Preciso dizer: você faz muita falta
Não há como explicar...
.
Foi sem você que eu pude entender
Que não é fácil viver sem te ter
Meu coração me diz que não
Eu não consigo viver sem você, sem você
.
Minha vida, minha história, só fez sentido quando te conheci
Seus olhos, sua sagrada face, me levam além do que pensei
Se, às vezes, me escondo, em você me acho
Nem dá pra disfarçar...
Preciso dizer, você faz muita falta
Não há como explicar...
.
Foi sem você que eu pude entender
Que não é fácil viver sem te ter
Meu coração me diz que não
Eu não consigo viver sem você, sem você...
Nunca sem você
Meu senhor, meu senhor...
.
Eu não sou nada...
Sem você, se você...
.
.
.
..
*Letra sugerida pelo leitor Jheyson Nery.
.
.
.
Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para embuscadoinefavel@hotmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!

Mais inefáveis

.
Se você quiser ler publicações anteriores, é só clicar abaixo em "Postagens mais antigas".
.