27.9.09

Estive pensando...

.
.
Plágio?! Não! Padrão...
[Um desabafo e nada mais]
.
.
.
.
.
.....Esses dias recebi um e-mail inesperado. Era um boletim informativo de um blog recém criado por uma pessoa conhecida. Neste boletim, a pessoa informava as recentes atualizações, assim como muitas pessoas criadoras e mantenedoras de blogs – incluindo eu - enviam. Tudo normal. Porém, algo me intrigou: o formato deste informativo. A estrutura e a formatação do texto eram extremamente semelhantes ao informativo que eu criei para o meu blog e que envio aos meus contatos há bons três anos.
.....Embora a semelhança fosse muito próxima (localização de títulos, áreas específicas em negrito etc), não me permiti pensar que fosse maldade da pessoa copiar o meu estilo. (Sim, o meu estilo, pois fui eu que elaborei informativo de tal forma). Até mesmo porque o objetivo do blog desta pessoa em questão é bem diferente do meu. Preferi pensar que a pessoa tivesse sido ingênua imaginando que tal estilo e formatação fosse um padrão. “A pessoa deve pensar que todos os blogueiros enviam informativos de atualizações neste formato”, cogitei.
.....Dias se passaram e eu já havia esquecido o assunto quando, para surpresa minha, ao acessar novamente o blog desta pessoa, encontro mais características semelhantes às particularidades do Em busca do Inefável. Os leitores que me acompanham nessa constante busca, puderam notar uma recente reformulação nas seções e na disposição dos itens ao longo da minha página (não tããão recente. Aproximadamente três meses).
.....E não é que este “ser criativo” fez o mesmo? Nem se deu ao trabalho de mudar os títulos de seções. A disposição e posição dos itens na página também são as mesmas. Além de cores, fontes, estilo e alguns outros detalhes que nem valem a menção. Depois disso, caros leitores, me peguei rindo. Sim, rindo. Porque é bem possível que a pessoa ainda pense que está seguindo um padrão. E mesmo que esteja copiando ideias alheias de forma consciente, ela não está errada, pois ainda é melhor copiar algo bom do que inventar algo ruim.
.....Ainda um fato precisa ser dito: a pessoa copiou o formato, mas nem chegou perto do conteúdo. Os seus boletins e as descrições de cada seção do blog reinam na superficialidade e gratuidade. Sim, são gratuitas todas aquelas palavras, não possuem um por que, muito menos uma essência de ser. Sem contar os erros primários de concordância e erros básicos de digitação encontrados em seus escritos.
.....Minha decisão foi a seguinte: essa pessoa pode copiar o quanto quiser, de mim e de todos, se esta for a melhor maneira que encontrou de executar o seu trabalho. Eu simplesmente não acessarei mais aquela página. Simples assim.
.....E fica um “porém”: copiar é uma decisão e, se continuar assim, essa pessoa nunca se permitirá conhecer e expor sua própria originalidade. Será uma cópia de fragmentos de outras pessoas pelo resto da vida e, por isso, prisioneira em uma eterna batalha pelo destaque e reconhecimento. Bem feito.
.
.
Para os meus inefáveis leitores, dois recados:
.
1) Inspiração é diferente de cópia. Ter boas referências é salutar e edificante.
.
2) Incrementei o nome “Descrição das seções” com algo que apenas este blog possui: o inefável. E para os que ficam antenados nos meus boletins informativos, aguardem. Novidades estão chegando.

.
.
.
(imagem Todos iguais todos diferentes, por Fpinho, em seu álbum no Flickr).

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu admiro tanto as pessoas que tem criatividade própria!
Acho que um blg tem que ter a cara do seu autor, por mais simples que, de repente possa ser!

Concordo muito que inspiração e cópia são coisas completamente diferentes!!!

Espero que essa pessoa leia esse texto e perceba como está comentendo um erro!
Quem sabe essas palavras não sirvam de inspiração pra essa pessoa se analisar e se conhecer melhor!

BEijos!
Ótima semana!

Fábio Pereira disse...

Eu assumo: copio a Srta. IneFFável. Tento seguir seus passos, imitar seus gestos, sorrir igual a ela.

Na vida, busco a beleza e a bondade, oras. E esta escritora é minha inspiração. E sempre será.

FP

Unknown disse...

Eu espero que essa criatura não seja em breve uma jornalista (porque de pessoas medíocres o jornalismo ja está cheio)
Ingenuidade não existe mais, é plágio sim. Coisa feia.
Mas tudo nesta vida tem seu lado bom "é melhor ser plagiado do que plagiar" rs, cada um dá o que tem (diz minha mãe)...
Beijão

Fabi disse...

Não acredito que isso aconteceu com vc? Bom, é sinal que vc é boa, né?! Heheheheh...

Beijos,
Fabi
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com

Rafaela disse...

Oi Fábia, tudo bem? Quanto tempo!
Só pra dizer que passei por aqui, mas depois dou uma visitada decente com calma, rs
bj