17.7.07

Estive pensando...

.
.
.
Sobre o uso da alma pelo lado de fora

.....Gosto dos textos do Antonio Prata. Acho-o excelente escritor. Competente, divertido. Quando adolescente, era fã da revista Capricho. Acompanhava todas as edições. Atualmente, já sem idade para isso, não resisto a pegar a mais recente edição e correr para a última página. Quando tenho tempo, folheio a revista toda, todavia, o meu maior interesse é pela última página. É lá que eu encontro a coluna do filho de Mário Prata. Sempre abordando temas corriqueiros e engraçados, desta vez ele falava sobre muitas leitoras que enviaram-no e-mails perguntando qual seria a melhor forma de trabalharem como jornalistas e/ou escritoras. Nesta coluna, ele dizia para não se prenderem à faculdade de jornalismo, que este curso é só o começo, que oferece algumas ferramentas, mas que não ensina um jornalista à “enxergar o mundo”. Esse texto foi a confirmação de que havia alguma “coisinha” errada no meu planejamento de carreira. Isso me preocupou e o texto de “Prata Jr.” ocupou a minha mente durante dias, contudo, ao fechar a revista, encontrei algo intrigante que roubou minha atenção.
.....Uma propaganda de uma marca de tênis. O nome não vem ao caso. A frase que servia como legenda para os dois pares de pés calçados que apareciam na foto era: “Use a alma pelo lado de fora”. Assim mesmo, com a palavra “alma” em destaque. Parei e fiquei observando aquela contra-capa por alguns instantes. Mergulhei em reflexões filosóficas. Qual o significado de alma para Deus quando Ele a criou? Qual o significado de alma para os filósofos na época de Sócrates? Qual era o significado de alma para os reis e as princesas? Qual era o significado de alma para Shakespeare? E para Freud? E qual o significado de alma para os atuais pastores evangélicos?
.....Dei-me conta que para os jovens – e os não tão jovens – de hoje em dia, alma significa ter o tênis da moda, uma blusa de grife, uma calça de preço estrondoso… Será somente isso? A essência de vida resumiu-se ao um objeto de borracha e tecido? E se todas as pessoas obtiverem este tênis e eu não? Serei um ser sem alma? Calçar este emblema grudado nos meus pés faz de mim uma pessoa melhor? Receberei uma premiação por isso? Ou o tênis é um prêmio por si só?
.....É definitivamente triste ver a que ponto os seres humanos chegaram hoje. Viver em um mundo, na qual se mede o valor de uma pessoa pelo o que ela veste, não está nada fácil. Há pouco tempo que comecei a prestar atenção na moda. Confesso que por influência de minha irmã que sempre gostou de se vestir bem e me incentivou a calçar mais sapatos e usar acessórios. Entretanto, continuo prestando muito mais atenção no que as pessoas dizem. É em uma conversa (por favor, leitores, de mais de quinze minutos!) que se conhece um pouquinho do que a pessoa é de fato. Se alma não for um espírito residindo dentro de um pedaço de carne, ela é a mente de uma pessoa.
.....Entristece-me ver tantas relações superficiais, o egocentrismo, individualismo, egoísmo e culto ao corpo. Uma marca é somente uma marca, um nome como qualquer outro. Às vezes apenas mais bonito ou mais feio. Desvencilhem-se, leitores, do que a mídia e a sociedade intitulam como “bom” ou “ruim”. Se um colega de trabalho possui um carro do ano, não saia correndo louco para se endividar para ter um igual se, até o momento, você estava satisfeito com o seu. Não se preocupe se as pessoas ao seu redor vivem competindo umas com as outras. Não entre neste jogo. Tente você ser cooperativo. Um cooperador com coisas sadias, relacionamentos fortes e estáveis. Isso sim chama a atenção. Estar em destaque se fundamenta justamente nisso, fazer a diferença. Viver na contra-mão do mundo.





.

O Beijo

.
.


.....Aquele beijo foi um roubo. Uma traição. Uma tristeza.
.....Sentia como se aqueles lábios me pertencessem assim como me pertence essa dependência do ar para continuar vivendo. Doeu. Doeu demais. Uma dor inexplicável. Indescritível. Nunca encontrarei a cura para tal, apenas me acostumarei com ela.
.....Todavia, tudo na vida é aprendizado. E tudo isso me serviu para compreender que grande parte do controle das nossas vidas não se encontra em nossas mãos. Algumas coisas são imprevisíveis, inevitáveis. E devemos rir da cara do destino.
.....Até então, eu não pretendia conhecer um beijo sem sentimento, sem carinho, sem emoção, sem expectativas. Agora, já não me importo mais, afinal, às vezes, ou na maioria das vezes, um beijo pode ser apenas um beijo. E nada a mais. É possível que, um beijo que é apenas um beijo, torne-se sentimento, carinho, emoção, expectativas.
.....Eu perdôo. Sem demagogia. Perdôo. Estou livre. Livre de um beijo fingido. Livre de um peso que é a mágoa.
.....Um beijo é apenas um beijo. Obviamente, concordo que com amor ele é muito mais intenso e gostoso, porém… contudo… no entanto… todavia… quem tem a ousadia de afirmar como de fato é o amor? Existe uma maneira de ensinar como identificá-lo?
.....Considero o ser humano privilegiado. O seu amor pode ser tanto real, verdadeiro, como simplesmente fruto da nossa imaginação. E como afirmou Clarice Lispector, em uma realidade inventada tudo acontece exatamente como queremos. Sem tirar nem pôr.
.....Está lendo tudo isso como se fosse meros devaneios? Está errado. É (somente) um momento nostálgico. Um dentre muitos.

Vôo de Balão

.
..
.....Fazer um passeio de balão me ensinou algo quase inefável.
.....Da possibilidade de observar através de vários ângulos uma mesma situação, ou um mesmo objeto, todos têm conhecimento. Porém, são poucos os que entendem – e sentem – a importância disto.

.....Cada prisma nos proporciona a dádiva de uma sensação diferente.

A sensação de estar apenas observando…



A sensação de notar-se tão perto…



A sensação de fazer parte do cenário…



A sensação de estar além do que se havia imaginado…



A sensação de ver que está chegando ao fim…






(Piracicaba - 07/06/2007)