17.7.07

Estive pensando...

.
.
.
Sobre o uso da alma pelo lado de fora

.....Gosto dos textos do Antonio Prata. Acho-o excelente escritor. Competente, divertido. Quando adolescente, era fã da revista Capricho. Acompanhava todas as edições. Atualmente, já sem idade para isso, não resisto a pegar a mais recente edição e correr para a última página. Quando tenho tempo, folheio a revista toda, todavia, o meu maior interesse é pela última página. É lá que eu encontro a coluna do filho de Mário Prata. Sempre abordando temas corriqueiros e engraçados, desta vez ele falava sobre muitas leitoras que enviaram-no e-mails perguntando qual seria a melhor forma de trabalharem como jornalistas e/ou escritoras. Nesta coluna, ele dizia para não se prenderem à faculdade de jornalismo, que este curso é só o começo, que oferece algumas ferramentas, mas que não ensina um jornalista à “enxergar o mundo”. Esse texto foi a confirmação de que havia alguma “coisinha” errada no meu planejamento de carreira. Isso me preocupou e o texto de “Prata Jr.” ocupou a minha mente durante dias, contudo, ao fechar a revista, encontrei algo intrigante que roubou minha atenção.
.....Uma propaganda de uma marca de tênis. O nome não vem ao caso. A frase que servia como legenda para os dois pares de pés calçados que apareciam na foto era: “Use a alma pelo lado de fora”. Assim mesmo, com a palavra “alma” em destaque. Parei e fiquei observando aquela contra-capa por alguns instantes. Mergulhei em reflexões filosóficas. Qual o significado de alma para Deus quando Ele a criou? Qual o significado de alma para os filósofos na época de Sócrates? Qual era o significado de alma para os reis e as princesas? Qual era o significado de alma para Shakespeare? E para Freud? E qual o significado de alma para os atuais pastores evangélicos?
.....Dei-me conta que para os jovens – e os não tão jovens – de hoje em dia, alma significa ter o tênis da moda, uma blusa de grife, uma calça de preço estrondoso… Será somente isso? A essência de vida resumiu-se ao um objeto de borracha e tecido? E se todas as pessoas obtiverem este tênis e eu não? Serei um ser sem alma? Calçar este emblema grudado nos meus pés faz de mim uma pessoa melhor? Receberei uma premiação por isso? Ou o tênis é um prêmio por si só?
.....É definitivamente triste ver a que ponto os seres humanos chegaram hoje. Viver em um mundo, na qual se mede o valor de uma pessoa pelo o que ela veste, não está nada fácil. Há pouco tempo que comecei a prestar atenção na moda. Confesso que por influência de minha irmã que sempre gostou de se vestir bem e me incentivou a calçar mais sapatos e usar acessórios. Entretanto, continuo prestando muito mais atenção no que as pessoas dizem. É em uma conversa (por favor, leitores, de mais de quinze minutos!) que se conhece um pouquinho do que a pessoa é de fato. Se alma não for um espírito residindo dentro de um pedaço de carne, ela é a mente de uma pessoa.
.....Entristece-me ver tantas relações superficiais, o egocentrismo, individualismo, egoísmo e culto ao corpo. Uma marca é somente uma marca, um nome como qualquer outro. Às vezes apenas mais bonito ou mais feio. Desvencilhem-se, leitores, do que a mídia e a sociedade intitulam como “bom” ou “ruim”. Se um colega de trabalho possui um carro do ano, não saia correndo louco para se endividar para ter um igual se, até o momento, você estava satisfeito com o seu. Não se preocupe se as pessoas ao seu redor vivem competindo umas com as outras. Não entre neste jogo. Tente você ser cooperativo. Um cooperador com coisas sadias, relacionamentos fortes e estáveis. Isso sim chama a atenção. Estar em destaque se fundamenta justamente nisso, fazer a diferença. Viver na contra-mão do mundo.





.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Fábia... sabia que estudar os Frankfurtianos faria muito melhor a você do que ler Antonio Prata, rs. Nota-se, agora, na crítica que faz ao consumismo do mundo. Hoje, a sociedade não se preocupa mais em SER, mas sim, em TER, e isto é lamentável ao mesmo tempo em que é preocupante. Viver na contra-mão do mundo - ótima frase!

Anônimo disse...

Usamos diversos tipos de roupas, calçados, penteados e outros acessórios. Mas o que realmente brilha, e chama a atenção das pessoas ao redor, é a ALMA!
Quando somos alegres, prestativos, carinhos, amigos, e fortes, apresentamos em nossa volta o brilho de LUZ de DEUS, e com isso se tornamos a marca mais bonita e valiosa que toda pessoa quer ter ao lado!
E Você é uma dela, com esses trechos de pensamentos que nôs fazem meditar a cada leitura!!!!!
Conde Wladi !!! *****

Anônimo disse...

Fábia, muito bom o seu texto. O que mais me entristece ao lê-lo e lembrar-me que há 20 e poucos anos, quando eu era ainda uma adolescente, reclamavamos disso tudo e sentíamos, produndamente, a substituição do SER pelo TER. Entristece-me ter certeza que fizemos muito pouco, ou quase nada, para mudar o mundo para melhor.
Beijos

Ana Ziccardi