23.10.07

Estive Pensando...

.
Sonhar é diferente de idealizar

Sonhar ≠ Idealizar ≠ Planejar


.....Fico impressionada - e triste - quando noto como algumas pessoas ainda não se deram conta da diferença entre sonhar, idealizar e planejar. Sonhar é algo necessário. É se enxergar em uma verdade inventada. É mentalizar. Dar espaço a todos aqueles desejos e vontades. Imaginar-se já participante de momentos esperados, é imaginar-se já no cargo ambicionado, é ver-se mais magro, mais belo, melhor vestido. É desejar estar em uma situação diferente, em um patamar mais elevado. Enfim, sonhar é toda aquela representação mental de nossas vontades e desejos.
.....Quando se sonha, tudo acontece conforme nossa vontade, sem imperfeições, sem empecilhos. Nos sentimos nas nuvens, porque nossos desejos estão “acontecendo” independente se do “lado de fora”, o mundo está sob uma chuva de meteoros. Porém, há a consciência de que essa plenitude toda só existe dentro de nós, dentro da nossa mente. Há a ciência de que na “verdade verdadeira”, algumas coisas seriam diferentes, pois nem tudo está no controle de nossas mãos.
.....Idealizar é um pouquinho diferente. Idealizar é julgar a nossa interpretação da realidade como verdade absoluta. É desejar que nossas vontades se realizem conforme cada detalhe pensado. Pior, é enxergar o mundo “cor-de-rosa”, é julgar uma pessoa como imaginamos que ela seja – e não pelo o que ela de fato é – e esperar que ela se comporte conforme ansiamos. Idealizar é pintar quadros na nossa mente imaginando que o mundo se transforme conforme uma pincelada ou outra. Pior nº 02, é pintar quadros nas mentes das outras pessoas. O idealizador não tem aquela consciência de que as outras pessoas não estão no controle de suas mãos. Diferente de quem planeja…
.....A pessoa que planeja é aquela que tem bem claro na mente o que quer para a sua vida, tem convicção dos seus princípios, tem maturidade de espírito. Ela sonha, pois este é o início de tudo, mas não idealiza. Ela traça um plano, desenha em sua mente um “mapa” na qual acredita ser o caminho correto para “chegar lá”, em seu objetivo. O planejador é aquele que não espera que tudo “aconteça”, mas age insistentemente para que tudo saia conforme o que tem por ideal. E, o mais importante, sabe que no meio dessa estrada encontrará muitos espinhos, pedras, enganos, que vão obrigá-lo a mudar uma coisa ou outra em seus planos, mas que, nem por isso deixará de caminhar.
.....Não sei se consegui ser clara ao expor esse meu pensamento… E nem você, leitor, precisa concordar. Afinal, foi só uma opinião, apenas mais uma tentativa de colocar em palavras aqueles sentimentos que não possuem nome próprio.

Perspectiva

.

.

Circo Spacial - 20.10.2007

Pensamentos Soltos...

.


“Feliz é o que sabe o que procura, pois
quem não sabe o que procura,
não vê o que encontra” .


(Charles Chaplin)


***


“A escritora Maria Clara Machado falava que o fracasso dá caráter. Concordo. A frustração é infinitamente pior que o fracasso".

(Malu Mader em entrevista à edição nº 01 da Revista Gloss).

.