13.7.09

Estive pensando...

.
.
Para gostar, basta entender
.
.

Sei que após a morte do ícone Michael Jackson, o contexto pede que se debata o gênero de música pop, porém eu gostaria de compartilhar uma experiência diferente.
.
.
.
.
.....Sempre tive curiosidade por músicas ditas “clássicas”. Confesso que nem sempre foi o gênero que tocava no meu discman (sou do tempo do walkman – fita - e do discman – cd’s. O aparelho mp3 surgiu bem depois). Mas a curiosidade e a vontade de apreciar estavam ali, sempre me rondando como bons fantasmas.
.....Algumas vezes, ainda muito jovem, eu me atrevia em sintonizar nas estações de rádio que tocam músicas deste gênero. Eu ouvia, e gostava, mas não conseguia ficar durante muito tempo. Eu reconhecia a beleza da sonoridade, porém, não entendia o porquê de serem assim e minha mente vagava para outros universos.
.....Eu me lembrava das aulas de matemática, estatística e geometria... disciplinas que sempre tive dificuldade em aprender. Quanto mais eu não entendia, mais me distanciava. Senti que com a música clássica era assim. Eu queria apreciá-la, porém não a entendia para conseguir tal feito.
.....Tentar entender música clássica por si só – pelo menos para mim – é muito mais difícil do que tentar entender música rap. O gênero rap nunca fez parte das minhas preferências, mas para mim era completamente natural ficar na frente da televisão assistindo aos clipes do Eminem na MTV. Poderia não fazer parte da minha realidade nem dos meus gostos, porém eu conhecia um pouco da história deste cantor e entendia os porquês das letras agressivas. E conseguia até identificar a genialidade por trás da construção de seu trabalho.
.....Há algumas semanas, a Editora Abril lançou uma coleção de músicas clássicas. Saber disso não me empolgaria tanto se eu não visse que cada volume vem com um livro contando a história do compositor, suas obras e um Guia de Audição (!) para ir lendo enquanto você ouve as composições. Eu não acreditei que isso seria possível, mas fiquei realmente surpresa quando consegui entender cada trecho do que tocava e perceber o que o artista queria passar com cada sinfonia.
.....Como exemplo, segue um trecho do Guia de Audição do volume 2 da coleção. O comentário é sobre a obra "Abertura 1812, Opus 49", de Piotr Illitch Tchaikovsky.
.
00’00” Violoncelos e violas solistas apresentam de forma plangente o hino ortodoxo Deus Salva o Teu Povo.
02’07” Após uma breve passagem em fortíssimo (termo derivado do italiano usado para indicar a intensidade do som), o oboé (instrumento de sopro, com palheta dupla e tubo cônico) apresenta uma segunda idéia (forma) musical, respondida pelos violoncelos e contrabaixos. Esses elementos irão se intensificar com a gradual inserção dos demais instrumentos.
03’07” Metais começam a evocar o caráter militar da música, com ritmos marcantes e precisos.
03’55” Aparição do tema das forças russas, com franca inspiração militar, é apresentado pelas trompas e madeiras, acompanhados pela rítmica do tambor militar.
04’51” Inicia-se uma seção imitativa, no qual um novo tema (forma musical), apresentado primeiramente pelos violinos, torna-se cada vez mais tenso.
05’34” A iminência do ataque napoleônico é evidenciada pela aparição do hino francês, A Marselhesa, nos metais.
06’59” Novo tema, associado à esperança, surge primeiro nas cordas e depois nas madeiras.
(...)
.
.....O volume número 1 da coleção vem com as obras de Beethoven. Achei interessante ler sobre sua vida, saber que não parou de produzir mesmo depois de perder a audição. Mas sua obra tem um “quê” de melancólico, dramático. Diria até sombrio… Ao mesmo tempo em que reconhecia sua grandiosidade, eu ficava triste ao ouvi-la. Já Tchaikovsky me deixou encantada. Dá pra perceber uma “montanha-russa de emoções”, como o próprio guia brinca, em suas composições. Não é à toa que escreveu para as peças teatrais Romeu e Julieta e O lago dos Cisnes. Valeu realmente a pena ler e ouvir.
.....Nos próximos volumes, vou ouvir Mozart e Vivaldi. Tenho certeza que vou continuar me surpreendendo. Sempre é muito bom (um sentimento inefável) desvendar universos antes tão desconhecidos, saber que este mundo já viveu bastante e que muito se criou e realizou nele.
.....Nunca é demais aprender. Como diz Alice Cruz, uma das minhas “chefas” no local onde trabalho, “conhecimento não ocupa espaço”.
.
.
(imagem Music, de Basilyskos, em seu álbum no Flickr - trabalho interessante, vale conferir!)

Perspectiva

.
.
Praça Victor Civita, por Fábio Pereira

Pensamentos Soltos...

.
.
"Os limites da minha linguagem são também os limites do meu pensamento".
.
(Ludwig Wittgenstein)
.

.

Quer entender melhor?
Leia o artigo de Claudio de Moura Castro clicando na imagem ao lado.

Intrigante Sinfonia...

.
.
Súplica Cearense - O Rappa
.
.
Leia ouvindo! Ouça lendo!
.
Uou ô ô...
.
Oh Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair, cair sem parar
.
Oh Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso que o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há
.
Oh Senhor, eu pedi para o sol se esconder um pouquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta, uma planta no chão
.
Oh meu Deus, se eu não rezei direito,
A culpa é do sujeito
Desse pobre que nem sabe fazer oração
.
(imagem Seca no Ceará, por Chico J. Neto, em seu álbum no Flickr)


Uou ô ô...
.
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheio de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar, retirar
.
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
E agora o inferno queima o meu humilde Ceará
.
Oh Senhor, eu pedi para o sol se esconder um pouquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta, uma planta no chão ê ê
.
Uou ô ô...
.
Ganancia demais
A chuva não cai mais
Corro demais
Política demais
Tristeza demais
Interesse tem demais
Ganancia demais
A Fome demais
A Falta demais
Promessa demais
Seca demais
A chuva não tem Mais
Ganancia demais
Chuva tem não tem não tem é demais
Pobreza demais
Povo tem demais
O povo sofre demais...
.
.
Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas.
.
Você conhece alguma música que retrate alguma característica de nossa sociedade brasileira? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para buscando.o.inefavel@gmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!