21.10.09

Estive Pensando...

.
.
... existirá apenas um caminho para
encontrar e viver o inefável?
.
Uma vida, uma chance
.
.
.....Eu sempre fui uma observadora do comportamento humano. Esses dias me peguei impressionada com algumas ações coletivas. Esse assunto pode até parecer clichê ou o leitor pode achar que está muito batido. Porém, nem todas as discussões até hoje conseguiram o progresso necessário para o bem-estar da alma humana. Falo do preconceito, mas não apenas dele. Falo também da resistência ao novo, ao diferente.
.
.....O discurso “oficial”, ou seja, aquele que parte das pessoas fazem à sociedade, é de seres evoluídos que compreendem as diferenças culturais, religiosas e individuais. E nos bastidores? Comentam entre si as discordâncias entre suas opiniões e as opiniões alheias. E outra parte das pessoas, o que discursam? Declaram suas supostas opiniões formadas, seu conservadorismo e seus costumes tradicionais. E nos bastidores? Praticam exatamente o oposto, escondidos, fugindo do alvo de outros conservadores hipócritas.
.
.....Até agora, essa parece uma característica imutável. Entre uma Era e outra, o ser humano continua com seus preconceitos com o diferente. Observando isto, surgem algumas perguntas: será que as pessoas nunca perceberam que em nosso mundo existem diversos países com diferentes histórias e inúmeras culturas únicas? Diante deste quadro, será que existe apenas uma única verdade? Apenas uma maneira correta de viver? Existe apenas uma maneira correta de se vestir? Apenas uma maneira correta de se alimentar? Será que existe apenas uma maneira de encontrar e viver o inefável?
.
.....Lamento pelos que pensam que sim e sinto muito pelos que são vítimas deste pensamento. Não é preciso ir muito longe para perceber do que a intolerância é capaz. Batalhas e guerras seriam um bom exemplo? Não falo apenas das grandes e entre governos de países. Falo também daqueles pequenos bombardeios do dia-a-dia. Falo daquelas disfarçadas pontas de dedos direcionados. Falo das discussões por não aceitar que o próximo seja diferente apenas por não seguir o caminho que trilhamos, apenas por não aceitar vestir as mesmas roupas, falar do mesmo modo, seguir os mesmos horários…
.
.....Quantas pessoas são sufocadas por estas doutrinas? Quantas pessoas são rejeitadas por suas decisões? Quantas pessoas se sentem estranhas ao não conseguirem conquistar a aceitação da sociedade, de seus amigos, da comunidade religiosa ou da família?
.
.....
Se alguém me perguntasse, o meu conselho seria: SEJA ESTRANHO! Seja verde, seja louco, seja você mesmo… Mantenha a sua individualidade, a sua personalidade única. Discipline-se, tome as rédeas de sua vida, assuma as consequências de suas decisões. Você tem apenas esta vida para fazer o que deseja fazer, para conquistar o que deseja conquistar, para amar quem deseja amar. Deixe que os preconceituosos falem, e que falem muito!
.
.....
E acima de tudo: RESPEITE. Respeite aquele que é diferente de você. Respeitar e conviver bem não significa incorporar tudo o que o diferente de você faz. Como também não significa impor ao outro que ele faça tudo o que você faz. Respeitar é manter as suas particularidades compreendendo que o outro também possui as suas próprias e deseja viver em harmonia com elas.
.
.....Vá morar sozinho, vá andar, correr, nadar, vá estudar no exterior, coma o que achar que te fará bem, vista o que te faz sentir confortável, reze, ore, ajoelhe-se se quiser ajoelhar, pule se quiser pular, faça uma tatuagem, mande uma mensagem, e principalmente: SONHE E
REALIZE!
.
.....Siga o conselho de Clarice Lispector:
.
.
“Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance de
fazer aquilo que se quer”.
.
.
.
.

Imagem 1 retirada do blog Photobucket
Imagem 2 retirada do site Franciscanosmapi
Imagem 3 retirada do site GettyImages

Pensamentos Soltos...

.
.
"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido".

.

("O Último discurso", do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin)
.

Perspectiva

História: como você conta a sua? Arte: qual é a sua?

Assistam! É genial e tem menos de 2 minutos.

.


.

*Vídeo de Bunliu

Intrigante Sinfonia...

.

Eu tou tentando - Kid Abelha

.

.

Eu tô tentando largar o cigarro
Eu tô tentando remar meu barco
Eu tô tentando armar um barraco
Eu tô tentando
Não cair no buraco...
.
Eu tô tentando tirar o atraso
Eu tô tentando te dar um abraço
Eu tô penando
Prá driblar o fracasso
Eu tô brigando
Prá enfrentar o cagaço...
.
Eu tô tentando ser brasileiro
Eu tô tentando
Saber o que é isso
Eu tô tentando ficar com Deus
Eu tô tentando
Que Ele fique comigo...
.
Eu tô fincando meus pés no chão
Eu tô tentando ganhar um milhão
Eu tô tentando ter mais culhão
Eu tô treinando prá ser campeão...
.
Eu tô tentando
Ser feliz (Ser Feliz!)
Eu tô tentando
Te fazer feliz...
.
Eu tô tentando entrar em forma
Eu tô tentando enganar a morte
Eu tô tentando ser atuante
Eu tô tentando ser boa amante...
.
Eu tô tentando criar meu filho
Eu tô tentando fazer meu filme
Eu tô chutando prá marcar um gol
Eu tô vivendo de Rock'n Roll...
.
Eu tô tentando
Ser feliz (Ser Feliz!)
Eu tô tentando
Te fazer feliz...

.

Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para embuscadoinefavel@hotmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!

Mais inefáveis

.
Se você quiser ler publicações anteriores, é só clicar abaixo em "Postagens mais antigas".
.

18.10.09

Estive Pensando...

.
.
Na Quimera da felicidade
..
.
.....“Inclinei os olhos a uma das vertentes, e contemplei, durante um tempo largo, ao longe, através de um nevoeiro, uma coisa única. Imagina tu, leitor, uma redução dos séculos, e um desfilar de todos eles, as raças todas, todas as paixões, o tumulto dos impérios, a guerra dos apetites e dos ódios, a destruição recíproca dos seres e das coisas. Tal era o espetáculo, acerbo e curioso espetáculo. A história do homem e da Terra tinha assim uma intensidade que lhe não podiam dar nem a imaginação nem a ciência, porque a ciência é mais lenta e a imaginação mais vaga, enquanto que o que eu ali via era a condensação viva de todos os tempos. Para descrevê-la seria preciso fixar o relâmpago. Os séculos desfilavam num turbilhão, e, não obstante, porque os olhos do delírio são outros, eu via tudo o que passava diante de mim – flagelos e delícias -, desde essa coisa que se chama glória até essa outra que se chama miséria, e via o amor multiplicando a miséria, e via a miséria agravando a debilidade. Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelado e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura – nada menos que a quimera da felicidade -, ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a tingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão”.
.

.
(trecho do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas,
de Machado de Assis)
.
*[Ganhei este livro de um grande mestre,
o Sr. Thomaz Souto Correa.
Ele defende que é impossível escrever bem
sem conhecer o que foi feito de melhor
com a língua portuguesa.
Tal foi o meu apaixonamento pelos textos
de Machado de Assis, que reli este trecho inúmeras vezes,
fascinada com a genialidade na construção da cena e,
é claro, com o estilo saboroso do autor.
Eu quis compartilhar.]


.
(Imagem All I need, de Poet of Life, em seu álbum no Flickr)

Perspectiva

.
.

.
.
À primeira vista, não é possível ver um cachorro da raça Schnautzer - chamado Bär - deitado... Então: olha mais uma vez.
.
Título: "Bär"
Tamanho: 45x35cm
Técnica: nankin, marcadores metálicos, marcadores coloridos, canetinhas e lápis de cor aquarelável.
.
Autor: Ricardo Utsumi
.
Confira mais desenhos em MUNDUT.

Pensamentos Soltos...

.

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade".
.
(Carlos Drummond de Andrade)
.

Intrigante Sinfonia...

.
.
.
.Love Hurts - Incubus
.
.
.

.
..
tonight we drink to youth
hoje à noite brindamos a juventude
and holding fast the truth
e nos prendendo a verdade
don't want to lose what I had as a boy
não quero perder aquilo quetinha quando garoto
my heart still has a beat
meu coação ainda bate
but love is now a feat
porém agora amar é uma façanha
as common as a cold day in L.A.
tão comum quanto um dia frio em Los Angeles
sometimes when I'm alone I wonder
às vezes, quando estou sozinho eu imagino
is there a spell that I am under
se não estou sob algum feitiço
keeping me from seeing the real thing
me impedindo de enxergar qual é a real
*.
love hurts
o amor dói
but sometimes is a good hurt
mas às vezes é uma dor boa
and it feels like I'am alive
e faz com que eu me sinta vivo
love sings
o amor canta
when it transcends the bad things
quando transcende as coisas ruins
have a heart and try me
tenha piedade e me teste
cause whithout love I won't survive
porque sem eu amor eu não sobrevivo
*
tethered and abused
acorrentado e abusado
stand naked and acused
nu e acusado
should I surface this one man submarine
devo submergir esse submarino individual?
I only want the truth
eu só quero a verdade
so tonight we drink the youth
então, hoje à noite brindaremos a juventude
I never lose what I had as a boy
eu nunca perdi o que tinha quando era garoto
sometimes when I'm alone I wonder
às vezes, quando estou sozinho eu imagino
is there a spell that I am under
se não estou sob algum feitiço
keeping me from seeing the real thing
me impedindo de enxergar qual é a real
*
love hurts
o amor dói
but sometimes is a good hurt
mas, às vezes, é uma dor boa
and it feels like I'm alive
e faz com que eu me sinta vivo
love sings
o amor canta
when it transcends the bad things
quando transcende as coisas ruins
have a heart and try me
tenha piedade e me teste
cause without love I wont survive
porque sem amor eu não sobreviverei
.
.
.
Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para embuscadoinefavel@hotmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!

Mais inefáveis

.
Se você quiser ler publicações anteriores, é só clicar abaixo em "Postagens mais antigas".
.