4.8.09

Estive pensando...

.
... em mais de duas mil páginas em um mês! Como é possível?
..
.
.....No primeiro dia de férias da faculdade, eu optei por ler apenas livros de ficção. Incluí nesta decisão romances e histórias longe da realidade. O objetivo era justamente este: esquecer um pouco da rotina estressante que é cursar o último ano de jornalismo.
.....O primeiro livro foi escolhido por acaso. Eu já tinha ouvido sobre o grande fenômeno Crepúsculo, da americana Stephenie Meyer, porém, a história de “uma humana comum apaixonada por um vampiro imortal” me soou um tanto boba. Até que um colega de trabalho me emprestou o DVD do filme baseado na história. O empréstimo veio acompanhado dos melhores elogios. Então, aceitei.
.....No mesmo dia, já em casa, coloquei o DVD para rodar no meu notebook. O enredo me surpreendeu. Alguns dias depois, eu não resisti. Acessei o site do
Submarino e encontrei os quatro livros da série com muita facilidade. Decidi, então, que leria apenas o primeiro. E se gostasse, aí sim leria toda a série.
.....Pois bem, eu tive de admitir que a série Crepúsculo é muito mais do que uma história de dois adolescentes apaixonados. É instigante. A autora é criativa e a estrutura da história é genial. O perfeito entrelaçamento dos acontecimentos é pouco esperado de uma escritora estreante como Stephenie Meyer. Resultado: devorei os quatro livros em pouquíssimo tempo.
.....Antes de iniciar o primeiro livro, lembrei de alguns exercícios de leitura dinâmica que eu fiz certa vez. O conceito é relativamente simples. O curso que fiz dizia para olhar apenas o espaço em branco “entre” uma palavra e outra, pois o cérebro se encarregaria de codificar as palavras. No início, fiquei incrédula. Mas o curso prometia que a fluência e a velocidade da leitura viriam com a prática.
.....Defendia também que, além da velocidade, a interpretação do conteúdo se dava de forma mais eficiente. Então, com o livro de 355 páginas na mão, decidi que praticaria a leitura dinâmica ao mesmo tempo em que me divertiria com a história cheia de fantasias.
.....Eu não contei em quantas horas, nem em quantos dias exatos eu li sete livros durantes estas minhas férias (até mesmo porque o meu principal objetivo é conquistar tempo para ler tudo o que desejo; e não participar de um campeonato de “quem lê mais rápido”). Mas a leitura foi encerrada em um mês.
.....Gostaria de ressaltar que não abri mão das minhas atividades comuns do dia a dia para obter mais tempo. E que a insônia durante as madrugadas (que sim, colaboram com as minhas leituras) já existia antes da descoberta de que eu havia, de fato, aprendido a técnica da leitura dinâmica.
.....Então, aí está o resultado. Segue a lista dos livros lidos e dos números de páginas de cada um:
.
1 - Crepúsculo (de Stephenie Meyer) - 355 páginas
2 - Lua Nova (de Stephenie Meyer) - 401 páginas
3 - Eclipse (de Stephenie Meyer) - 446 páginas
4 - Amanhecer (de Stephenie Meyer) - 576 páginas
5 - A Cabana (de William P. Young) - 238 páginas
6 - O Livro da Bruxa (de Roberto Lopes) - 128 páginas
7 - Mulheres corajosas sempre vencem (Este não-ficção. Não resisto a um livro de auto-ajuda. Rs!) (de Arianna Huffington) - 200 páginas

.
***
.
E por falar em leitura, este assunto tem tudo a ver com o Vitrine Viva, seção que estreia nesta publicação e com - surpresa! - o sorteio de um livro! Sim, aqui em nosso blog! Confira mais abaixo!

.

Pensamentos soltos...

.
.
"Livros não mudam o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas".
.
(Mário Quintana)
.

Perspectiva dupla

.
.

Vitrine Viva

.

A Cabana
.
quando a indignação confronta o divino
.
.
.
O livro A Cabana relata momentos frios e tenebrosos, tristes e sombrios. Porém não esquece de expor aqueles quentes e vivos, cheios de alegria e de júbilo. Mais do que uma história, esse livro traz uma visão diferente sobre o conceito de “Deus”. Quebra paradigmas, questiona a religião, rejeita hierarquias, normas e regras. Derruba barreiras, rasga mordaças e liberta os punhos. William P. Young, o autor, mais do que entreter, esclarece dúvidas milenares e instiga o senso crítico. E tudo isso, em uma viagem por páginas leves.

A Cabana é um livro de ficção para quem não quer ler um livro de ficção. Eu garanto: a leitura vale a pena quando se permite ser transformado por ela.
Entre você também nesta cabana misteriosa!
.

SORTEIO

.
Você também quer entrar na Cabana?*
.
Envie um e-mail para o endereço buscando.o.inefavel@gmail.com com o assunto “EU TAMBÉM QUERO ENTRAR NA CABANA” e participe do sorteio do livro de William P. Young. Lembre-se de colocar o seu nome completo e um número para contato no corpo do e-mail.
O nome do ganhador será divulgado no blog.

.
.
.
*A Senhorita Inefável participa do Projeto Missy. Saiba o que é clicando aqui:
The Missy Project (site em inglês)

Intrigante Sinfonia...

.
.
Sutilmente - Skank
.
.
..
.
.
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe...
.
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce...
.
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate não
Dentro de ti
Dentro de ti...
.
Mesmo que o mundo acabe enfim
Dentro de tudo
Que cabe em ti...
.
.
.
.
Intrigante sinfonia é uma seção que tem por objetivo expor letras de músicas que servem como retrato da nossa sociedade brasileira, nossas culturas, de acontecimentos, de eventos, de nossos desejos, anseios e dúvidas, retrato de uma perspectiva de futuro, dentre muitas outras coisas... Você conhece alguma música que retrate alguma dessas características? Se sim, envie o nome, o autor e a letra para buscando.o.inefavel@gmail.com . Ela pode ser publicada neste blog!