4.8.09

Estive pensando...

.
... em mais de duas mil páginas em um mês! Como é possível?
..
.
.....No primeiro dia de férias da faculdade, eu optei por ler apenas livros de ficção. Incluí nesta decisão romances e histórias longe da realidade. O objetivo era justamente este: esquecer um pouco da rotina estressante que é cursar o último ano de jornalismo.
.....O primeiro livro foi escolhido por acaso. Eu já tinha ouvido sobre o grande fenômeno Crepúsculo, da americana Stephenie Meyer, porém, a história de “uma humana comum apaixonada por um vampiro imortal” me soou um tanto boba. Até que um colega de trabalho me emprestou o DVD do filme baseado na história. O empréstimo veio acompanhado dos melhores elogios. Então, aceitei.
.....No mesmo dia, já em casa, coloquei o DVD para rodar no meu notebook. O enredo me surpreendeu. Alguns dias depois, eu não resisti. Acessei o site do
Submarino e encontrei os quatro livros da série com muita facilidade. Decidi, então, que leria apenas o primeiro. E se gostasse, aí sim leria toda a série.
.....Pois bem, eu tive de admitir que a série Crepúsculo é muito mais do que uma história de dois adolescentes apaixonados. É instigante. A autora é criativa e a estrutura da história é genial. O perfeito entrelaçamento dos acontecimentos é pouco esperado de uma escritora estreante como Stephenie Meyer. Resultado: devorei os quatro livros em pouquíssimo tempo.
.....Antes de iniciar o primeiro livro, lembrei de alguns exercícios de leitura dinâmica que eu fiz certa vez. O conceito é relativamente simples. O curso que fiz dizia para olhar apenas o espaço em branco “entre” uma palavra e outra, pois o cérebro se encarregaria de codificar as palavras. No início, fiquei incrédula. Mas o curso prometia que a fluência e a velocidade da leitura viriam com a prática.
.....Defendia também que, além da velocidade, a interpretação do conteúdo se dava de forma mais eficiente. Então, com o livro de 355 páginas na mão, decidi que praticaria a leitura dinâmica ao mesmo tempo em que me divertiria com a história cheia de fantasias.
.....Eu não contei em quantas horas, nem em quantos dias exatos eu li sete livros durantes estas minhas férias (até mesmo porque o meu principal objetivo é conquistar tempo para ler tudo o que desejo; e não participar de um campeonato de “quem lê mais rápido”). Mas a leitura foi encerrada em um mês.
.....Gostaria de ressaltar que não abri mão das minhas atividades comuns do dia a dia para obter mais tempo. E que a insônia durante as madrugadas (que sim, colaboram com as minhas leituras) já existia antes da descoberta de que eu havia, de fato, aprendido a técnica da leitura dinâmica.
.....Então, aí está o resultado. Segue a lista dos livros lidos e dos números de páginas de cada um:
.
1 - Crepúsculo (de Stephenie Meyer) - 355 páginas
2 - Lua Nova (de Stephenie Meyer) - 401 páginas
3 - Eclipse (de Stephenie Meyer) - 446 páginas
4 - Amanhecer (de Stephenie Meyer) - 576 páginas
5 - A Cabana (de William P. Young) - 238 páginas
6 - O Livro da Bruxa (de Roberto Lopes) - 128 páginas
7 - Mulheres corajosas sempre vencem (Este não-ficção. Não resisto a um livro de auto-ajuda. Rs!) (de Arianna Huffington) - 200 páginas

.
***
.
E por falar em leitura, este assunto tem tudo a ver com o Vitrine Viva, seção que estreia nesta publicação e com - surpresa! - o sorteio de um livro! Sim, aqui em nosso blog! Confira mais abaixo!

.

16 comentários:

Anônimo disse...

Srta. Incessante Devoradora de Livros!
E eu achei que estava indo rápido com a série da Stephenie! Ehehehe, estou no meio do Eclipse, mas li pouco essa semana! Quero terminar logo!
Você que já viu o filme e assistiu o filme deve concordar que, o livro, é muito melhor que o filme!
Minhas amigas falam "Ah, o Edward", derretidas, mas o Edward do livro é ainda mais, a Bella, tudo!!!
Ainda esse mês pretendo terminar a série!

Além de tudo que alteraram do livro pra o filme que me dá uma certa raiva!=)

Beijoos!!

Fábia Zuanetti disse...

É tudo culpa da Dona Dinâmica! Eu juro! rsrs
E eu concordo, MaFê. O livro é bem melhor. No filme, durante o jogo de beiseball tem até uma fala originalmente da Alice que foi parar na boca da Rosalie! :S
Estou ansiosa pra assistir o filme sequência, Lua Nova, que estreia em novembro (e que, cá entre nós, é o melhor livro com aquela viagem do Edward para a Itália e tudo o mais), mas sem a expectativa que vá me surpreender mais do que o livro!
Beijos!

Fábia Zuanetti disse...

Ah, sim! E tem uma coisa que gosto bastante no filme. Tem uma cena em que a Stephenie aparece, você notou?

Beijão!

Anônimo disse...

Parabéns senhorita inefável e muito obrigado pelas belas palavras que vc colocou,desse resumo de duas mil páginas,ficou excelente pois eu tmb li quase todos,e gostaria de saber sobre o LIVRO DA BRUXA, que tal?

Alisson Freitas disse...

eita menina que lê...
tá pegando mtus livros da net ?
haha

eu to mo preguiçoso
=S
preciso voltar a ler..

bjão fábiazota

Lisia Minelli disse...

Olá... vi que vc como eu devora livros. Durante as férias da facu eu li cinco em apenas duas semanas, sendo que a saga do Crepúsculo foi em apenas uma. Um recorde pra mim. Vi que vc tem aulas com o Ale e é amiga da Ivy. Foi um prazer ter sua visita em meu blog. O seu é bem interessante. bjos Lisia

Alice Cruz disse...

seu blog está cada dia mais lindo, mais delicioso, mais convidativo...um beijão.

Unknown disse...

Muito bom devoradora de livros!!! Seu blog está muito SHOW!!!

Bjos

Fábia Zuanetti disse...

Olá, Marcão (que não assinou o post...rs). Prometo escrever algo sobre "O Livro da Bruxa", ok?
Posso te emprestar o livro também, se você se interessar.
Obrigada pela visita!

Fábia Zuanetti disse...

Olá, Alysson.
Obrigada pela visita!
E não! Não pego livros da internet. Acho tão gostoso o contato das pontas dos dedos com as folhas de um livro!

E espanta essa preguiça, rapaz! Pegue algum livro que fale sobre futebol. ;)

Abraços!

Fábia Zuanetti disse...

Obrigada pela visita, Lisia!
E nossa! Vc lê bem rápido também, hein?!
Volte sempre!
Abraços!

Fábia Zuanetti disse...

Obrigada pela visita ilustre, Alice!
Fico contente que esteja gostando!
Beijos!

Fábia Zuanetti disse...

Caro Diego, vê se volta mais vezes!
Vou cobrar! rs!
Abraços!

Unknown disse...

Puxa!!! Definitivamente vc é uma pessoa que me inspira a ser melhor, parabens, como diz minha mae: O homem que lê, vale mais"

Fabi disse...

Caramba, quero aprender essas técnicas. Ainda mais agora com o pequeno em casa, não tenho mais tempo nem saco de ler nada... As histórias demoram tanto para evoluir, hheheheh... E vou pensar nesses livros que vc disse da série do Crepúsculo... tb acho meio bobo a princípio. Não é meio Harry Potter?

Beijos, Fabi
http://depoisqueeudescobri.wordpress.com

Unknown disse...

Devo confessar que não resisto a um livro de auto-ajuda... rs*