6.11.09

Estive Pensando...

.
.
... em desenhos e surpresas!
.
.
.....Admiro arte. Todo tipo de arte. Especialmente, a arte do desenho e a da pintura. Sempre tive vontade de aprimorar meus traços, porém nunca encontrei as habilidades necessárias para isso. Desenho esporadicamente, levando semanas para finalizar um simples retrato.
.....Minha verdadeira arte são com as palavras, devo admitir. E os meus lápis e pincéis são as teclas do computador. Ainda assim, minha admiração pela arte do desenho permanece.
.....Acesso o blog MUNDUT com certa freqüência para apreciar as criações do meu amigo Ricardo Utsumi. O seu estilo e seu traço são únicos e inconfundíveis.
.....Certa semana, pedi permissão ao Ricardo - ou ao Utsumi, como preferir - para publicar uma de suas obras no Em busca do Inefável. Escolhi o desenho Bär, genial na surpresa contida na criação. Mal sabia eu que o Utsumi preparava uma surpresa inefável para mim e para o blog. Ele acessou o meu álbum no Orkut e copiou uma das minhas fotos. Com base nela criou um retrato meu exclusivo, único, com seu estilo, com as cores vibrantes que compõem o seu processo de criação.
.....Recebi o retrato por e-mail e fiquei verdadeiramente surpresa. É incrível como ele conseguiu colocar o seu traço sem tirar as particularidades do meu rosto.
.
Segue a imagem para que vejam.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

.

.

Esta é a foto que Utsumi usou como referência.
.

.....Incrível, não? Este é um típico exemplo de pessoas que descobrem sua verdadeira vocação, sua verdadeira arte, sua verdadeira personalidade e essência. São pessoas criadoras que, mesmo quando buscam referências, são capazes de fazer uma “releitura” ao seu modo, conforme sua visão ou ponto de vista, na sua medida, sem tirar nem pôr.
.
.....Eu confesso que ainda teimo - e teimarei por ainda muito tempo - para aprender a desenhar, pintar, tocar violão e guitarra, dançar e fazer contorcionismo (sim, é claro, este último item foi pura brincadeira! RS!), mas de uma coisa eu tenho certeza: a minha arte eu já descobri e vocês podem conferi-la sempre aqui no blog.
.
Confiram mais desenhos fantásticos no blog do Utsumi. Sugiro alguns desenhos em especial: “Ele olha por nós”, “Converse Art Collabs” (eu usaria!) e “Chapeuzinho Vermelho”. Apreciem!
.

3 comentários:

Fábio Pereira disse...

Eu sempre admirei desenhos, eu sempre quis desenhar.

Meus primeiros traços começaram desde cedo, ainda criança em idade pré-escolar. Passei, nesta fase, a ser inimigo dos papeis em branco. Preenchia todos, riscava, pintava e dava tudo de presente, bem empilhadinho, para a minha mãe.

Logo depos, já na escola, começei a atacar as paredes de minha casa, da vovó, de todo mundo que eu visitava (tomava o cuidado de assinar as "obras" com o nome de minha irmã mais velha, na ingênua tentativa de que ela fosse responsabilizada pelo crime. Ilusão: todos conheciam meus garranchos).

Já mais velho, decidi que iria desenhar apenas casas, prédios. A arquitetura era o meu chamado, um dom dado por Deus, certamente. Mais especificamente, criava fachadas. Passei a usar muitos tipos de réguas, compassos e adoarava desenhar as fumaças nas chaminés.

Com o tempo, acordei para a cruel realidade: em todos esses anos o que produzi foram catástrofes em forma de desenho. Traços terriveis, tortos, cambaleandos nas folhas como se fossem figuras bêbadas, sem firmeza alguma.

Com toda essa conciência tardia, tomei uma atiude que considero ser minha maior contribuição para a nobre e admirável Arte do Desenho: parei de querer ser desenhista. Não sirvo, nem nunca servirei, para exercer esse ofício sagrado.

Parabéns à Srta. ineFFável que é e será a mais bela modelo de todos os tempos.

E parabéns ao Ricardo Utsumi, que também fez um bem danado à arte de desenhar. Além disso, fez despertar em mim a mesma boa e velha admiração pelos traços.

FP

Anônimo disse...

Parabéns ao Ricardo pelo belo retrato!
Não existe como negar que é uma nova forma de você.
Muito legal o estilo dele, com cores fortes, traços... adorei!

Eu sou suspeita porque adoro desenhar, sempre adorei. Não sou nenhuma pessoa super talentosa, mas gosto de tudo relacionado a desenho! Tanto que, mesmo tendo feito uma faculdade fora do meu estilo, ainda tenho a intenção e a certeza de que vou conseguir trabalhar com desenhos e projetos!
Eu sou a criança grande que ficou namorando a caixa de lapis com 48 cores até comprar!

Se você gosta dos traços, desenhe, mesmo que o desenho não saia bom, só por diversão!

Mais uma vez, está lindo o seu retrato. É a Fábia Sonhadora que eu conheço ali!

Beijos!
*MF*

Unknown disse...

Que retrato diferente e lindo! Eu não tenho a menor habilidade para desenhos, nem casinhas eu consigo rs.