4.4.10

Vitrine Viva

.
Meu Destino em Graymouth é um romance, uma história de ficção. Uma ficção tão envolvente que me fez indagar se esta cidade, de fato, existe em algum lugar longínquo em nosso vasto planeta Terra.
Constato que não, não há. Poderia até haver uma cidade de mesmo nome, porém, nenhuma com o ambiente, as pessoas e os aspectos da criação de Kátia Sant’Anna.
Ao ler os primeiros capítulos deste livro, o estilo desta autora me fez lembrar dos romances antigos. Aqueles em que os livros eram de capa dura, grossa, sem imagens e com as páginas amareladas. Não faço essa comparação para dizer que Meu Destino em Graymouth é um romance antiquado. Muito pelo contrário. O que quero dizer é que Kátia Sant’Anna conseguiu resgatar a elegância em que a narração era realizada antigamente. Isso, sem deixar de manter a linguagem clara e a leitura leve, fazendo com que o leitor tenha a impressão de estar tendo um bate-papo casual e agradável com a narradora.
O ponto de início da história da personagem Catheryna Schmidth surpreende. Isto, porque sua vida já está envolta de mudanças. Adaptações, logo de início, são necessárias para ela.
Uma das características mais fortes do enredo é a bravura com que Catheryne tem de enfrentar os desafios da sua nova vida em Graymouth. É preciso enfrentar muitas barreiras, como o preconceito de ser estrangeira em uma terra provinciana. É preciso muita coragem para manter o seu estilo forte e seu modo de ser em um ambiente em que todos são iguais. É preciso muita convicção para não ceder as pressões, principalmente, depois que se envolve com um rapaz muitos anos mais novo…
.

É, realmente, uma história de tirar o fôlego. Um romance forte sem deixar de ser doce.

2 comentários:

Fábio Pereira disse...

Gosto de romances. Quero, em breve, conseguir colocar de volta esse gênero em minhas leituras.

Meu estado atual de leitura é este: "bitolado nos textos de trabalho".

FP

Anônimo disse...

Querida Flávia,

Aqui quem te escreve é a autora de Meu Detino em Graymouth, Kátia Sant´Anna, para te agradecer pelo amável comentário sobre meu livro. Essa atitude demonstra sua sensibilidade e seu senso de colaboração com uma escritora que não é famosa nem conhecida, mas que se emociona quando alguém especial como você se deu ao trabalho de ler minha obra e nossa! Apreciá-la e publicá-la em seu blog pessoal. "O tempo retorna", como diz a escritora Kathleen McGowan em O livro do amor, e essa gentileza de sua parte retornará para você com muito mais intensidade.
Você é linda! Obrigada e não deixe de ler MEU TIO THOMAS, meu segundo livro.
Kátia Sant´Anna de Souza Oliveira